MADRI, 4 de ago de 2004 às 12:32
O consórcio conformado por Cáritas e Churches Together International (Ação Conjunta das Igrejas) instalou dois postos temporais de atendimento médico e tem projetado executar em breve um programa de saneamento básico na região de e Darfur onde a população local e as pessoas desabrigadas carecem de acesso direto aos serviços básicos de saúde.
Segundo informa um comunicado do consórcio, os postos foram implementados no finla de semana passado nas zonas de Kubum e Um Labassa, a uns 100 quilômetros ao oeste de Nyala.
Os agentes das associações não conseguiram instalar uma terceira tenda programada inicialmente no projeto devido a uma forte tormenta que arrasou Um Labassa e se perderam parte das instalações.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os postos de Cáritas –projetados para acolher os serviços de saúde –têm caráter temporpário e estão pensados para funcionar unicamente durante a atual fase de emergência.
Na próxima semana, o consórcio começará a executar em Zalingi um programa de latrinização. Segundo o comunicado, estão projetadas a construção de 100 latrinas por semana, capazes de dar serviço a duas mil e 500 pessoas. O número de desabrigados na localidade é de 70 mil pessoas.
Segundo informa o comunicado das associações humanitárias, o clima adverso está afetando também as condições de vida dos desabrigados, que necessitam urgentemente de algum tipo de proteção contra a chuvia.