BUENOS AIRES, 7 de jul de 2006 às 14:48
O Bispo de Gualeguaychú (Argentina) e responsável pela Seção Leigos Construtores da Sociedade do CELAM, Dom Jorge Lozano, expressou sua preocupação com a existência de setores na população da América Latina que consideram que a democracia não é eficaz para acabar com a pobreza.
"Preocupa-nos muito a deterioração do sistema democrático em nossos países e o poder gerar empregos dignos", expressou o Prelado durante o Simpósio "A empresa socialmente responsável: geradora de empregos dignos, criadora de riquezas e fator de distribuição", organizada pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e a União Internacional de Associações de Empresários Cristãos (UNIAPAC).
Dom Lozano assinalou que esta desconfiança da população no sistema democrático é "um tema que nos preocupa muito e que tem um longo caminho adiante". Nesse sentido, explicou que este aspecto será analisado durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe no próximo ano. "Ali se concentrarão todas as contribuições de políticos, sindicalistas e empresários que vamos reunindo", indicou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por outro lado, durante o encontro foi lida a saudação do Papa Bento XVI aos participantes. No texto, o Pontífice formula "fervorosos votos para que o esplendor da verdade os ilumine e (...), à luz da doutrina social da Igreja", busquem "tudo o que corresponde à construção de uma sociedade mais justa e solidária, que tenha como meta o bem comum acima dos interesses setoriais, dos objetivos meramente econômicos e políticos, e das concepções unilaterais das ideologias".
Participam do evento 70 empresários e 15 bispos de diferentes países da América Latina.