MEXICO D.F., 14 de jul de 2006 às 14:32
Com as especulações de diversos meios de comunicação sobre uma eventual visita do Papa Bento XVI nos próximos meses, um porta-voz da arquidiocese do México esclareceu que se trata apenas de "uma intenção e bons desejos".
Em declarações ao Notimex, o sub-diretor da Rádio e Televisão do Arcebispado do México, Padre José de Jesus Aguilar, precisou que os mexicanos só podem rezar para que se concretize uma viagem papal e não acreditar nos rumores.
Certos meios de comunicação especularam sobre a possível visita do Pontífice ao México em outubro deste ano para canonizar o Beato Rafael Guízar y Valência; fazendo uma escala em maio de 2007 quando visitar o Brasil para presidir a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe; ou no ano de 2009 quando celebrar o VI Encontro Mundial das Famílias que terá como sede esta capital.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O sacerdote esclareceu que para uma visita papal, além do convite, é necessário que o Santo Padre considere de acordo com sua agenda, sua idade e sua saúde, a possibilidade de atendê-la.
Recomendou aos fiéis rezar pelo Pontífice e pedir que logo possa haver uma visita sem "deixar-se levar por intrigas ou rumores de gente que não tem a capacidade de dar essa informação".
Sobre o seguinte Encontro Mundial das Família, o Padre Aguilar indicou que "a notícia de que o Papa vem ao México, temos que esclarecer. É certo que é costume que o Papa tenha estado sempre presente nos encontros das famílias; isto nos leva a pensar que o Papa Bento tenha que estar presente nesse encontro, mas de acordo com o protocolo do Vaticano é necessário confirmar".