LIMA, 30 de ago de 2006 às 05:28
Representantes dos Episcopados da Bolívia, Chile e Peru reunidos nesta capital fizeram um chamado aos novos governos destes países sul-americanos para que defendam a vida e sirvam melhor "na opção pelos pobres".
Há alguns dias, os bispos membros das comissões permanentes das conferências episcopais dos mencionados países, reuniram-se como parte da preparação da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano que se celebrará no próximo ano em Aparecida, Brasil.
Em um comunicado difundido hoje, os pastores expressaram sua esperança em que os novos governos dos três países sirvam melhor "na opção pelos pobres, a defesa da vida e a dignidade humana" através do fortalecimento dos princípios democráticos. Além disso, renovaram seu "compromisso de acompanhar a nossos povos nas alegrias, esperanças, gozos e tristezas".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os prelados destacaram a importância da educação e "a grande urgência de assegurar uma educação de qualidade para todos, sem exceção, especialmente para os mais pobres. Fazemos um chamado aos que, a partir de um são e necessário pluralismo, oferecem este serviço de bem público para que prestem seus melhores esforços neste sentido".
Também se comprometeram a "cultivar os temas da comunhão e colaboração fraternas entre nossos povos, elaborando propostas em torno das universidades católicas, à pastoral dos imigrantes, aos bispos das diocese de nossas fronteiras e a pastoral carcerária".
Finalmente, fizeram votos para que a V Conferência Geral seja uma instância que "contribua a revitalizar nosso trabalho missionário para que nossos povos nele tenham vida".