O Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, destacou a importância do diálogo sustentado pelo Papa Bento XVI com diversos líderes muçulmanos e urgiu a procurar os valores comuns entre o Cristianismo e o Islã.

O Cardeal francês explicou à Rádio Vaticano que a presença de "representantes altamente qualificados" de nações islâmicas, membros da Consulta islâmica e do Centro islâmico cultural da Itália, "certifica a atualidade singular" da mensagem que o Papa, ao início de seu pontificado, dirigiu em Colônia aos representantes das comunidades muçulmanas.

"Nestes dias particularmente difíceis da história de nosso tempo, temos um grande campo de ação no qual podemos nos sentir unidos para o serviço dos valores fundamentais no respeito mútuo e na compreensão recíproca".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Cardeal citou também a passagem no qual o Papa mesmo recordava, tempo atrás, que "o diálogo inter-religioso e intercultural entre cristãos e muçulmanos não pode reduzir-se a uma eleição do momento, é uma realidade, uma necessidade vital da qual depende grande parte de nosso futuro".

Poupard sublinhou em seguida o papel de Roma, "cidade de encontros" onde os crentes têm comum "Abraão e a fé em um Deus único, e o respeito do homem criado a sua imagem", têm "um futuro a assegurar".