VATICANO, 17 de out de 2006 às 09:19
O Papa Bento XVI nomeou hoje ao Pai Abdo Arbach, B.C., Exarca Apostólico para os fiéis greco-melquitas católicos residentes na Argentina.
O Bispo eleito nasceu na Síria em 28 de junho de 1952. Em 1977 fez os votos perpétuos na Ordem Basiliana Choueirita e obteve a licenciatura em Liturgia pela Universidade St. Esprit no Líbano. Foi ordenado sacerdote em 24 de agosto de 1980.
Foi Conselheiro Geral de sua ordem; Presidente da Faculdade Oriental; Pároco do Córdoba na Argentina. Desde 2005 e até agora era diretor da escola da Ordem Basiliana Choueirita em Zahlé (Líbano). Conhece o árabe, o francês e o espanhol.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na Argentina, os três centros de culto mais importantes da comunidade greco-melquita se encontram em Córdoba, Buenos Aires e Rosário, os quais estão atendidos por seus próprios sacerdotes. Também há melquitas católicos em Tucuman, Catamarca, Santiago do Estuário e Mendoza. A comunidade mais numerosa reside em Córdoba, 50 mil fiéis, por cuja razão a Cúria do Exarcado tem sua sede nessa cidade.
Foi O Papa João Paulo II quem em 20 de abril de 2002, erigiu o Exarcado Apostólico para os fiéis greco-melquitas católicos da Argentina e estabeleceu sua sede na cidade de Córdoba.