Durante a despedida do Ícone de Kazán no Vaticano, foi lida uma prece em russo composta pelo Papa João Paulo II, em que pede à Mãe de Deus pela unidade dos cristãos e a conversão da Rússia. Aqui  oferecemos uma tradução livre da oração:

“Gloriosa Mãe de Jesus, que avança diante do povo de Deus nos caminhos da fé, do amor e da união com Cristo, bendita seja! Chamam-lhe bem-aventurada todas as gerações porque tem feito em seu favor maravilha o Poderoso, Santo é seu nome.

Bendita seja e honrada, Mãe, em seu Ícone de Kazan,  que há séculos está rodeada pela veneração e o amor dos fiéis ortodoxos, convertendo-te em protetora e testemunha das obras particulares de Deus na história do povo russo, muito querido por todos nós.

A Providência divina, que tem a força de vencer o mal e de tirar o bem inclusive das más obras dos homens, fez que seu santo ícone, desaparecido em tempos longínquos, voltasse a aparecer no santuário de Fátima, em Portugal. Sucessivamente, por vontade de pessoas que lhe têm devoção, foi acolhido na casa do sucessor do Pedro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Mãe do povo ortodoxo, a presença em Roma de sua Santa imagem de Kazan nos fala de uma unidade profunda entre o Oriente e Ocidente, que permanece apesar das divisões históricas e dos enganos dos homens. Elevamos  agora com especial intensidade nossa oração, Virgem, enquanto nos despedimos desta  sugestiva imagem tua. Com o coração te acompanharemos pelo caminho que te levará à santa  Rússia. Acolhe o louvor e a honra que te rende o povo de Deus que está em Roma.

Bendita entre todas as mulheres, ao venerar seu ícone nesta cidade, marcada pelo sangue dos apóstolos Pedro e Paulo, o bispo de Roma se une espiritualmente a seu irmão no ministério episcopal, que preside como patriarca a Igreja ortodoxa russa. E  pede, Mãe Santa, que interceda para que apresse o momento da plena unidade entre o Oriente e Ocidente, da plena comunhão entre todos os cristãos.

Virgem gloriosa e bendita, senhora, advogada e consoladora nossa, nos reconcilie com seu Filho,  encomenda-nos a teu Filho, nos apresente a teu Filho! Amém”.