MADRI, 25 de ago de 2004 às 15:08
O Ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, Cardeal Eduardo Martínez Somalo, assegurou que a saúde mental, espiritual e o zelo pastoral do Papa João Paulo II têm a mesma vitalidade de há 20 anos.
O Papa se encontra "dependente de uma cadeira de rodas e de outros em seus movimentos, mas em sua saúde de idéias, de sentimentos, em seu desempenho mental, em seu zelo pastoral está como se fosse há 20 anos", destacou o Cardeal.
“A decadência é física mas não absolutamente nem espiritual, nem mental nem pastoral”, declarou o Cardeal durante uma visita a sua terra natal, a cidade de Banhos de Rio Tobia.
O Cardeal camarlengo assegurou que o Papa irá em 5 de setembro a um ato da Ação Católica Italiana em Loreto no qual beatificará "quatro membros que pertenceram à Ação Católica, entre eles um catalão". "Até o momento não acredito que haja outra viagem, mas digo com muita reserva porque o Santo Padre nos acostumou a grandes surpresas".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Bênção do Papa à La Rioja
Durante sua estada em Banhos de Rio Tobía, o Cardeal teve um encontro com o presidente riojano Pedro Sanz, em que lhe transmitiu as bênçãos que o Papa lhe deu expressamente para toda La Rioja, lembrando que o Santo Padre tem em suas habitações uma imagem de sua padroeira, a Virgem de Valvanera.
O Cardeal desejou à La Rioja que continue sua "escalada de progresso", embora apontou que junto com esse avanço econômico "não se esqueça do progresso fundamental dos valores éticos e espirituais que garantem a autêntica liberdade".