VATICANO, 27 de dez de 2006 às 18:19
Dom Ricardo Ezzati Andrello nasceu na Campiglia dei Berici (Vicenza, Itália), em 7 de Janeiro de 1942. Cursou o ensino básico na Escola Comunal de seu povoado e o ensino médio no Colégio Salesiano de Penango (Asti, Itália).
Em 1959 chegou ao Chile e ingressou no Noviciado da Congregação Salesiana, localizado em Quilpué. Ali, em 31 de janeiro de 1961 emitiu a primeira profissão como religioso salesiano. Estudou Filosofia e Pedagogia no Instituto da Congregação, afiliado à Universidade Católica de Valparaíso. Desde 1964 a 1966 ensinou no Liceu Camilo Ortúzar Montt, de Santiago.
Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e se recebeu como Licenciado em Sagrada Teologia. Posteriormente estudou na Universidade de Estrasburgo, França, onde obteve a mestrado em Pedagogia Religiosa.
Em 1966 emitiu a Profissão perpétua como religioso salesiano, e em 18 de março de 1970 foi ordenado sacerdote.
Nos anos 1971 e 1972 desenvolveu sua missão pastoral em Valdivia, onde foi responsável pela pastoral do Instituto Salesiano. Entre 1973 e 1977 se mudou para Concepción, onde foi Superior da Comunidade Religiosa e Reitor do Colégio dessa cidade. Em 1978 retornou a Santiago, onde permaneceu até 1983. Neste período foi Diretor do Seminário Maior da Congregação, Conselheiro Provincial, Professor de Pastoral Fundamental na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, membro e diretor do CEEC (Centro de Estudos e Experiências Catequéticas).
Em 1984 participou do Capítulo Geral da Congregação e foi renomado Superior Provincial dos Salesianos do Chile. Nessa qualidade foi eleito também Vice-presidente de Conferência de Religiosos do Chile.
Em 1990 participou, pela segunda vez, em um Capítulo Geral da Congregação e, ao terminar o período como Superior Provincial em 1991, foi chamado ao Vaticano para colaborar com Dom Francisco Javier Errázuriz, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, da Santa Sé.
Em 28 de junho de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Valdivia. Foi ordenado bispo nessa cidade em 8 de setembro do mesmo ano, pelo Cardeal Carlos Oviedo, com a participação de quase todos os bispos da Conferência Episcopal do Chile. Seu lema episcopal é "Para evangelizar".
Em 10 de julho do ano 2001 o Papa João Paulo II o transferiu par a Sede Titular de La Imperial e o nomeou Bispo Auxiliar de Santiago.
Em 24 de abril de 2006, a Presidenta da República, a solicitude do Congresso Nacional, promulgou a Lei Nº 20.100 que lhe outorgou a nacionalidade chilena por graça especial. A mesma Presidenta o nomeou membro do Conselho Assessor Presidencial para a Qualidade da Educação.
O novo Arcebispo eleito irá suceder Dom Antonio Moreno Casamitjana cuja renúncia foi aceita por razões de idade.