O Papa Bento XVI trocou a diretiva do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos ao aceitar a renúncia apresentada pelo Cardeal Julián Herranz, e nomear um novo Presidente, Vice-presidente e Secretário.

O novo Presidente do Dicastério, que se encarrega de oferecer as interpretações corretas do Código de Direito Canônico ante consultas de bispos de todo o mundo, é Dom Francesco Coccopalmerio, até agora Auxiliar da Arquidiocese de Milão, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo.

Dom Coccopalmerio nasceu há 69 anos na em São Giuliano Milanese, na Lombardía; foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1962 e conseguiu os doutorados em Direito Canônico, em 1968, e em Direito Civil, em 1976.

Em Milão (norte da Itália) foi membro da advocacia geral da Cúria e advogado Geral até 1994, assim como professor de Direito Canônico na Faculdade Teológica da Itália setentrional de 1966 a 1999.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 8 de abril de 1993, foi nomeado Bispo Auxiliar de Milão. Foi Presidente do Departamento de temas jurídicos da Conferência Episcopal Italiana e desde agosto de 2000, é membro do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica.

O Papa nomeou também como Vice-presidente do Dicastério Dom Bruno Bertagna, até agora auditor Geral da Câmara Apostólica, e Secretário do mesmo Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo.

Finalmente, nomeou Dom Juan Ignacio Arrieta Ochoa de Chinchetru, espanhol da Prelatura do Opus Dei, como Secretário do Dicastério.