Durante a Audiência Geral desta manhã celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI prosseguiu sua catequese sobre os Padres Apostólicos apresentando a figura e pensamento de São Irineu de Lion, "primeiro grande teólogo da Igreja", recordando o dever dos cristãos de observar os ensinamentos dos sucessores dos apóstolos, os bispos e, especialmente, o ensinamento da Igreja de Roma.

Ante 20 mil peregrinos que se reuniram no recinto vaticano, o Santo Padre recordou o Bispo de Lion, nascido em Esmirna no século II, discípulo do Bispo Policarpo que chegou a conhecer São João Evangelista. Na Gália foi um dos sacerdotes da jovem comunidade cristã de Lion e graças a uma missão em Roma escapou da perseguição de Marco Aurélio, em que foi martirizado seu antecessor, o Bispo Potin.

O Pontífice destacou que São Irineu era acima de tudo um pastor "que defendia a verdadeira doutrina", em particular frente à heresia gnóstica que considerava a fé que a Igreja ensinava "um simbolismo para os simples, enquanto os iniciados, os intelectuais, teriam entendido o que estava por trás dos símbolos e teriam criado assim um cristianismo elitista e intelectualista".

O Papa explicou que outro elemento do gnosticismo era "o dualismo, e para explicar o mal no mundo afirmavam a existência, junto ao Deus bom de um princípio negativo. Este princípio negativo teria produzido as coisas materiais". A respeito, destacou que Irineu, ancorando-se na doutrina bíblica da criação, reivindica a santidade originária da matéria, do corpo não menos que do Espírito.

Mais adiante o Pontífice ressaltou que o sustento de sua doutrina "é a questão da 'regra da fé' e de sua transmissão, que coincide com o Credo dos Apóstolos".

"Assim, –explicou– o verdadeiro ensinamento não é o inventado pelos intelectuais, além da fé singela da Igreja. O verdadeiro evangelho é o ministrado pelos bispos, que o receberam dos apóstolos em uma cadeia sem interrupção. Estes não ensinaram mais que esta fé singela, que é também a verdadeira profundidade da revelação de Deus. Não há uma doutrina secreta por trás do credo comum da Igreja. Não existe um cristianismo superior para os intelectuais".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Aderindo a esta fé transmitida publicamente pelos apóstolos a seus sucessores, os cristãos devem observar o que dizem os bispos, especialmente o ensinamento da Igreja de Roma, que por causa de sua antigüidade, tem a maior 'apostolicidade' e tem sua origem nas colunas do colégio apostólico, Pedro e Paulo".

Segundo Irineu, continuou o Bispo de Roma, "a tradição apostólica é 'pública', nem privada ou secreta; o conteúdo da fé transmitida pela Igreja procede de Jesus e dos apóstolos. A tradição apostólica é 'única', em seu conteúdo fundamental apesar da diversidade das línguas e as culturas. A transmissão da tradição apostólica não depende da capacidade de homens mais ou menos doutos: é 'pneumática', guiada pelo Espírito Santo, que faz com que a Igreja seja sempre uma realidade viva e jovem, enriquecida com múltiplos carismas".

América Latina: Sólida formação na fé dos Apóstolos

Terminada sua catequese, o Santo Padre saudou os bispos das diocese de Sicilia e aos fiéis que os acompanhavam pedindo aos primeiros que "sustentem com seu exemplo aos sacerdotes, às pessoas consagradas e aos fiéis laicos" desta região "para que sigam testemunhando a Cristo e seu Evangelho, com impulso e ardor renovados. Que nenhum temor surpreenda e agite seu coração. Quem segue a Cristo não se assusta com as dificuldades; quem confia nele caminha seguro".

Do mesmo modo, desta vez em língua espanhola, o Papa se dirigiu aos fiéis de diversas paróquias e aos estudantes vindos da Espanha, assim como ao grupo de militares da Armada Espanhola e saudou "com afeto também aos visitantes do México e de outros países latino-americanos".

"Animo a adquirir uma sólida formação na fé dos Apóstolos, e a transmiti-la fielmente a outros com suas palavras e o exemplo de sua vida. Obrigado por sua visita!", concluiu.