REDAÇÃO CENTRAL, 17 de jul de 2018 às 12:29
Em 15 de julho, terminou a Copa do Mundo Rússia 2018, que não só coroou a França como a nova campeã, mas também deixou vários gestos de fé que apresentamos a seguir.
1. Um católico e um evangélico unidos em oração
Uma das imagens mais impressionantes da Copa Rússia 2018 foi a dos jogadores Romelu Lukaku e Fidel Escobar rezando no final do jogo entre as seleções da Bélgica e do Panamá durante a fase de grupos.
Terminada a partida, o belga Lukaku e o panamenho Escobar, católico e evangélico respectivamente, se ajoelharam no campo e rezaram durante alguns instantes.
Desde todos los ángulos... La IMAGEN del MUNDIAL. Fidel Escobar #PAN y Romelu Lukaku #BEL . ?⚽❤️
— Melissa Gallego G. (@MelissaGallegoG) 19 de junho de 2018
"Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús".
El fútbol, más que fútbol, es vida. #Rusia2018 pic.twitter.com/wAeIHDqCoI
2. Celebração com o Terço
O goleiro reserva da Nigéria, Ikechukwu Ezenwa, comemorou a vitória da sua seleção contra a Islândia na fase de grupos mostrando o seu terço diante das câmeras de televisão.
Nigeria gana literalmente “ con El Rosario en la mano” @FIFAWorldCup @TD_Deportes #VamosConTodo @Ftv_MatutinoEx pic.twitter.com/Mvqm2AYipJ
— Esteban Arce (@estarc62) 22 de junho de 2018
3. Gratidão a Deus e à Virgem apesar da derrota
Embora o Peru não tenha sido classificado para as oitavas de final, Aldo Corzo, jogador reserva da seleção nacional, publicou uma mensagem de agradecimento no Twitter com as hashtags #graciasDiosyVirgensiempre (obrigado Deus e Virgem sempre) e #miFamilialoestodo (minha família é tudo).
“Eu não tive que jogar nesta Copa do Mundo, mas vou embora feliz e orgulhoso de pertencer a este grupo lindo, obrigado aos meus colegas por deixar a alma no campo. Obrigado a todo o Peru pelo apoio. Para cima Peru”.
O Peru comemorou a sua participação na Copa do Mundo Rússia 2018 porque há 36 anos não se classificava para o mundial.
No me toco jugar este mundial ? pero me voy feliz y orgulloso de pertenecer a este lindo grupo ???? gracias a mis compañeros por dejar el alma en la cancha. Gracias a todo el Perú por el apoyo ?
— Aldo Corzo (@Alditocorzo) 26 de junho de 2018
ARRIBA PERÚ ❤??#graciasDiosyVirgensiempre ??#miFamilialoestodo❤ pic.twitter.com/FNLh5OHy9U
4. O uniforme em honra à Mãe de Deus
A seleção brasileira usou seu uniforme reserva azul, inspirado na devoção dos católicos a Nossa Senhora Aparecida, na partida que jogou contra a Costa Rica durante a fase de grupos.
O azul é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Os brasileiros venceram o jogo por 2 a 0.
FIM DE JOGO!
— Goleada Info (@goleada_info) 22 de junho de 2018
Brasil 2x0 Costa Rica. Ganhou o time que quis jogar futebol. Brasil tentou, martelou, perdeu chances, teve pênalti anulado, mas Coutinho e Neymar marcaram nos acréscimos, garantindo a nossa primeira vitória!#Copa2018 pic.twitter.com/W6KLADQJby
5. A bênção da vovó
Um vídeo no qual uma avó, identificada como Martha González, abençoou cada jogador da seleção mexicana viralizou nas redes sociais após derrotarem a Alemanha na fase de grupos.
A mulher fez esse gesto na cidade de El Paso, Texas (Estados Unidos), e vários usuários brincaram afirmando: “Esta é a verdadeira razão pela qual o México venceu!”.
I’m 100% convinced my grandma was the reason Mexico won pic.twitter.com/9jBRF5wFPE
— paola (@paola__janet) 17 de junho de 2018
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
6. Estrela de futebol recorda quem manda
A estrela do futebol Leonel Messi publicou em suas redes sociais uma foto na qual aparece ajoelhado com uma mensagem de agradecimento a Deus pela classificação da seleção da Argentina para as oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018.
7. A fé move montanhas
Depois de serem classificados para as oitavas de final, o jogador de futebol colombiano Radamel Falcao expressou em suas redes sociais que: "A fé move montanhas".
Logo depois que a Colômbia foi eliminada nesta fase, Falcao compartilhou diversas imagens e vídeos, nos quais agradeceu a Deus pela oportunidade de participar deste evento esportivo.
8. A fé do treinador da Croácia
Depois das vitórias que levaram a Croácia à final contra a França, tornou-se conhecida a fé de Zlatko Dalic, técnico da seleção do país dos Balcãs.
Em uma entrevista concedida a uma rádio católica croata por ocasião da Copa do Mundo, Dalic afirmou: “Tudo o que eu fiz na minha vida e na minha carreira profissional foi graças a minha fé e sou grato ao meu querido Deus”.
Além disso, assegurou que sempre carrega consigo um terço nos momento difíceis.
"La fe me da fuerza, siempre tengo un rosario en el bolsillo y rezo antes del juego. Doy gracias a Dios, porque me ha dado fuerza y fe, pero también la oportunidad de hacer algo en mi vida. Para mí y mi familia, la fe es extremadamente importante"
— UCSG Televisión (@ucsg_tv) 13 de julho de 2018
Zlatko Dalic DT pic.twitter.com/aFWsIdFOcp
9. Um triunfo dedicado a Santo Antônio de Pádua
Mateo Kovacic, meio campo da seleção da Croácia, dedicou a medalha de prata que ganhou na Copa do Mundo a Santo Antônio de Pádua.
Quando recebeu o prêmio após perder na final contra a França, o jogador croata usou uma bandeira com a imagem do santo e da igreja a ele dedicada em Sesvete, cidade onde cresceu. Neste templo, foi coroinha e conheceu sua esposa Isabel.
Após a cerimônia, Kovacic publicou em suas redes sociais uma foto na qual aparece segurando a bandeira, com a mensagem: “Orgulho do céu em tua família do futebol!”.
Ponosan do neba na svoju nogometnu obitelj! #BudiPonosan #Croatia #Family #Vatreni #silvermedal #svantunpadovanski pic.twitter.com/vj2ynnysl3
— Mateo Kovačić (@Mateo_Kova23) 15 de julho de 2018
Confira também:
O que há em comum entre Nossa Senhora Aparecida e o uniforme azul da seleção brasileira? https://t.co/8Iew0ZduI0
— ACI Digital (@acidigital) 7 de junho de 2018