A sinodalidade deve levar a compartilhar mais a “boa nova” e não tanto a fazer mudanças de estruturas internas na Igreja Católica disse o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Em mensagem divulgada ontem, 22 de novembro, o cardeal Ouellet disse que “não há verdadeira missão sem comunhão eclesial profunda, nem comunhão eclesial madura sem um autêntico ímpeto missionário”.

“Por isso, a sinodalidade, que é a dimensão dinâmica da comunhão, deve nos guiar mais ad extra, para compartilhar a 'boa nova', e não tanto ad intra, isto é, para as estruturas intraeclesiais e cargos de poder", disse.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está acontecendo de 21 a 28 de novembro na sede da Conferência do Episcopado Mexicano conhecida como Casa Lago, em Cuautitlán Izcalli, cerca de 30 km ao norte da Cidade do México.

Em 21 de novembro, o papa Francisco encorajou os participantes da Assembleia a "escutar-se mutuamente" e "escutar os clamores dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos".

Segundo o cardeal Ouellet, “a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é uma das várias formas pelas quais a Igreja reaprende a escutar e a discernir”.

Depois de recordar o chamado do papa, no início do processo sinodal em preparação ao Sínodo da Sinodalidade de 2023, para "escutar o Espírito na adoração e na oração", o cardeal disse: “Muitas vezes, nossas próprias ideias preenchem nossas mentes e corações. Mesmo quando nos ajoelhamos, nossa vida interior se enche muitas vezes de nossos próprios planos e de nossos floreados juízos prévios, ou seja, de nossos prejuízos”.

“Tendo rezado e adorado, podemos, agora sim, escutar nosso irmão com abertura sincera de coração”, destacou.

Dessa forma, continuou, “escutando Deus e os nossos irmãos viveremos uma experiência de surpresa e de ampliação de horizontes”.

O cardeal agradeceu também “ao Senhor da História pela oportunidade de caminhar junto com todos vocês nesta aventura eclesial”.

“Nada escapa de suas mãos. Ele sempre nos conduz a um porto seguro”, afirmou.

“Escutemos a sua voz onde quer que esteja e peçamos que o Espírito nos ilumine sempre a todos para fazermos o melhor discernimento em profunda comunhão, verdadeiramente unidos na mesma fé, cum Petro et sub Petro!”.

Confira também: