Apesar da oposição hindu, os católicos na Índia constroem uma grande imagem de Cristo com cerca de 30 metros de altura, que se tornaria uma das maiores do mundo.

O trabalho para construir a imagem, em uma área de quatro hectares da Arquidiocese de Bangalore, suscitou a oposição de grupos hindus que afirmam que seu deus Kapali Betta mora na colina de Kapalabetta e, portanto, não podem construir ali a grande estátua de Jesus.

Pe. Cyril Victor Joseph, chefe de comunicações da Arquidiocese de Bangalore, disse à ‘UCA News’ que a controvérsia é desnecessária.

“Usamos a mesma terra há décadas e fazemos a Via-Sacra na sexta-feira aqui. Já havia uma cruz e queremos substituí-la por uma imagem de Jesus agora que nos doaram o terreno”, indicou o sacerdote.

O sacerdote recordou que os cristãos vivem na região desde 1906, quando um grupo de missionários franceses começou a trabalhar no local, e que a cidade de Harobele, aos pés da colina de Kapalabetta, é uma fortaleza cristã.

Além disso, explicou que a terra foi doada legalmente em 2019 pelo ex-ministro hindu e líder do Congresso, D.K. Shivakumar, que esteve na inauguração do projeto em 25 de dezembro.

O ativista hindu Girish Bharadwaj solicitou às autoridades que investigassem como esse político chegou a ser o dono da terra e disse que alguns registros indicam que o Estado é o dono dessa propriedade.

Por sua parte, o Arcebispo de Bangalore, Dom Peter Machado, se reuniu em 5 de janeiro com o ministro de Karnataka, B.S. Yediyurappa, para procurar sua ajuda sobre este tema.

Pe. Joseph comentou que o governo se ofereceu para intervir para esclarecer quem é o dono do terreno. "Até então, pediram-nos para esperar", disse o sacerdote a ‘UCA News’.

O governo de Karnataka está nas mãos do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata, criticado em mais de uma ocasião por seu extremismo.

Em agosto de 2019, seis suspeitos hindus foram presos depois que dezenas de católicos foram atacados em uma peregrinação de Karnataka à Basílica de Nossa Senhora da Saúde, em Velankanni.

Karnataka também testemunhou uma onda de ataques anticristãos em 2008, quando grupos hindus invadiram igrejas, escolas e casas, eventos que teriam sido apoiados por autoridades civis.

Confira também: