O arcebispo de São Francisco, Estados Unidos, dom Salvatore Joseph Cordileone, exortou os fiéis a “participarem da oração, adoração e jejum pelo fim da violência e do ódio”, depois que duas mulheres asiáticas foram esfaqueadas em um ponto de ônibus no centro de São Francisco na terça, 4 de maio.

Num comunicado compartilhado com a CNA, agência em inglês do grupo ACI, dom Cordileone escreveu: “Aconteceu de novo. Desta vez, duas mulheres asiáticas foram esfaqueadas nas ruas de São Francisco em plena luz do dia. Como isso pode estar acontecendo? Nossa amada cidade está se deteriorando”.

“O bairro de Tenderloin é o centro da indigência e da pobreza. As soluções vão exigir ideias novas e criativas e um olhar duro e honesto para algumas realidades muito dolorosas. Mas isso não acontecerá sem que todos nos unamos em profundo amor pela nossa cidade e pelo seu povo”, disse o arcebispo.

Dom Cordileone disse que “devemos deixar de nos odiar” e começar a “reconhecer no outro não um objeto de violência ou ódio, mas um irmão ou irmã feito à imagem e semelhança de Deus”.

“Este é um grande desafio para todos nós. Peço a São Francisco para que os católicos se comprometam na oração, na adoração e no jejum pelo fim da violência e do ódio. São Francisco, padroeiro de São Francisco, rogai por nós”, concluiu.

As vítimas foram levadas para hospitais próximos, uma delas, uma mulher de 85 anos, teve que ser operada.

Patricia Lee, uma testemunha que estava trabalhando em uma barraca de flores perto do ataque, disse à KGO-TV que o homem que atacou as mulheres "saiu como se nada tivesse acontecido, como se fosse uma manhã de domingo".

Duas horas depois, a polícia de São Francisco prendeu Patrick Thompson, de 54 anos, que atualmente está sob custódia policial.

Confira também: