Asia Bibi, a cristã paquistanesa condenada à morte desde 2009 por ter supostamente atentado contra a lei da blasfêmia se encontra gravemente doente. Sofre de uma hemorragia intestinal e necessita urgentemente de atenção médica.

Diante desta situação sua família além de solicitar o fornecimento imediato de remédios, também pediu um traslado ao cárcere de Lahore, mais perto da cidade em que residem.

Asia Bibi está presa injustamente há seis anos e as péssimas condições nas que se encontra no cárcere estão tendo consequências na sua saúde, disseram seus familiares à plataforma MasLibres.org. “Encontra-se tão fraca que nem pode andar”.

Segundo as informações recebidas pela plataforma, os problemas estomacais que há meses vem sofrendo pioraram ao ponto de que está padecendo “hemorragias intestinais” que se manifestam nos sedimentos e vômitos.

“Tem dificuldades para alimentar-se de forma adequada, ao tempo que padece dores constantes na caixa torácica. Por tudo isso, é necessário que Asia Bibi se submeta quanto antes a uma verificação médica completa, com análise de sangue incluídos”, assinalam.

Os advogados de Asia Bibi empreenderam as ações legais necessárias para que receba o tratamento médico oportuno e também pediram que seja transladada à prisão de Lahore, mais adequada a seu atual estado de saúde e na qual estaria mais perto de sua família. Atualmente Asia Bibi se encontra no cárcere de Multan, a várias horas de Lahore, onde reside sua família.

A última visita dos familiares a Asia Bibi foi no último 22 de maio.

Asia Bibi foi injustamente acusada em junho de 2009 de ter envenenado um poço do qual só podiam beber muçulmanos. Exigiram-lhe abandonar sua fé e converter-se ao Islã mas ela respondeu: "Cristo morreu na cruz pelos pecados da humanidade" e perguntou às mulheres o que tinha feito Maomé por elas.

O fato foi denunciado ao Imã da cidade e, conforme está tipificado no Código Penal do Paquistão, foi considerado um delito de blasfêmia punível com a pena de morte. Desde então continua encarcerada esperando o cumprimento da sentença, a qual os seus advogados recorreram.

Seu marido e sua filha mais nova se encontraram brevemente com o Papa Francisco durante uma visita ao Vaticano no mês de abril. Depois de exporem o caso de Asia Bibi ao Santo Padre, ele lhes disse: “Rezo por Asia, por ti e por todos os cristãos que sofrem”.