PETRÓPOLIS, 18 de fev de 2022 às 10:40
O bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, instituiu para o próximo domingo, 20 de fevereiro, um dia de oração pelas vítimas das chuvas que atingiram a cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
“A Igreja, que está em Petrópolis, ao ver as lágrimas nas faces de seus filhos e filhas, tem procurado, com a ajuda de muitos, prestar todo tipo de suporte possível: material, médico, psicológico e sobretudo espiritual, iluminando o vale tenebroso do medo e da morte a com a brilhante luz que emerge de Jesus Ressuscitado. Nunca podemos nos esquecer que, mesmo nesse vale sombrio, podemos contar com a presença misteriosa do Senhor, que nos dá segurança e, por isso, de nenhum mal haveremos de ter medo”, disse dom Gregório.
O bispo também disse que, “com grande confiança em Deus”, continuarão os “trabalhos em favor de todos os que sofrem as consequências dessa tragédia”.
Hoje, às 10h30, dom Gregório Paixão celebra uma Missa na paróquia Santo Antônio, no bairro Alto da Serra, onde centenas de vítimas das chuvas foram acolhidas.
No domingo, “os sacerdotes celebrarão as Santas Missas na intenção dos atingidos e, também, em sufrágio dos falecidos, fazendo especial menção na Oração dos Fiéis”, disse o bispo. Dom Gregório convocou todos os “diocesanos a se unirem em prece e realizarem, nesse mesmo dia, especiais orações nas mesmas intenções”.
Na terça-feira em Petrópolis, choveram 260 milímetros em seis horas, volume maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro. A tempestade causou inundações, deslizamentos, morros vieram abaixo levando casas. Um dos bairros mais atingidos foi o Alto da Serra, onde uma barreira caiu na localidade do Morro da Oficina. A prefeitura de Petrópolis estima que havia pelo menos 80 casas a localidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o Corpo de Bombeiros, até a manhã de hoje, 18 de fevereiro, haviam sido registradas 120 mortes. O último levantamento da Polícia Civil lista 116 nomes de pessoas desaparecidas. Os Bombeiros entraram hoje no quarto dia de buscas nas áreas atingidas, sobretudo, no Morro da Oficina. A Secretaria Estadual de Defesa Civil afirmou que 24 pessoas foram resgatadas com vida. Além disso, 705 pessoas foram encaminhadas para os pontos de apoio montados em igrejas e escolas da rede municipal.
Na tarde de quinta-feira, 17 de fevereiro, voltou a chover em Petrópolis, gerando inundações em alguns pontos da cidade que já tinham sido atingidos no início da semana e diversas ruas precisaram ser interditadas pela Defesa Civil. Sirenes de alerta em áreas de risco foram acionadas em algumas localidades e pessoas tiveram que sair de suas casas. Na comunidade 24 de Maio, foi registrado um novo deslizamento.
Em carta enviada aos padres, diáconos, seminaristas, religiosos, consagrados e a todos os diocesanos, o bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, instituiu o dia de oração pelas vítimas da tragédia das chuvas, que deve ser celebrado no domingo em toda a diocese. Além da cidade de Petrópolis, a diocese inclui também as cidades de Teresópolis (RJ), Magé (RJ), Guapimirim (RJ), São José do Vale do Rio Preto (RJ), Areal (RJ) e os distritos de Bemposta, em Três Rios (RJ), e de Inconfidência, em Paraíba do Sul (RJ).
Confira também:
Papa Francisco reza pelas vítimas das chuvas em Petrópolis https://t.co/DIcb2Qjkag
— ACI Digital (@acidigital) February 18, 2022