O Bispo de Rumbeck (Sudão do Sul), Dom Cesare Mazzolari, faleceu inesperadamente este sábado, 16 de julho, enquanto celebrava a Missa pela festa da Virgem do Carmo no dia de sua memória litúrgica.

Conforme informa Rádio Vaticano, o Prelado –que serviu durante mais de 30 anos no país africano compartilhando com o povo a dureza da guerra e da pobreza– sentiu um mal-estar ao celebrar a Missa, no momento da consagração, logo depois do qual faleceu apesar do oportuno auxílio que recebeu.

O Prelado participou no sábado passado na declaração da independência do novo país do Sudão do Sul (majoritariamente católico), separado do Sudão após um referendum que aprovou a medida com 98 por cento dos votos, à qual também compareceu uma delegação enviada pelo Papa Bento XVI.

O Bispo missionário comboniano nascido na Itália defendeu em numerosas oportunidades o legítimo direito à paz dos católicos de Suam. Foi ordenado bispo pelo Beato João Paulo II no dia 6 de janeiro de 1990.

Naquela ocasião, o Papa peregrino disse "a você, Dom Cesare Mazzolari foi-lhe encomendada a diocese de Rumbek, no Sudão, uma terra cuja população, há anos vive em meio de grandes sofrimentos, espera uma paz justa, no respeito aos direitos humanos de todos, começando pelos mais fracos".

A Rádio Vaticano recorda que "em seu infatigável testemunho de Cristo, o primeiro ano que chegou a Rumbeck obteve a libertação de 150 jovens e crianças escravos, voltou a abrir a missão de Yirol, a primeira de muitas outras, que logo tiveram que ser abandonados por causa da guerra".

Em 1994, Dom Cesare Mazzolari chegou a ser capturado e esteve como refém do Exército Sudanês de Libertação Popular, durante 24 horas.