A conferência episcopal da Inglaterra e País de Gales determinou que os católicos voltem à cumprir a obrigação da missa dominical. “Espera-se que todos os católicos da Inglaterra e do País de Gales sejam capazes de cumprir este preceito mais importante da Igreja, o da obrigatoriedade da missa dominical, a partir do primeiro domingo do Advento de 2021”, disse a conferência episcopal em  comunicado aprovado em sua assembleia plenária de outono na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra.

“A pandemia claramente não acabou”, diz o comunicado. “O risco de infecção ainda está presente. Para alguns, existe um medo legítimo de se reunir. Como seus bispos, reconhecemos que essas circunstâncias prevalecentes sugerem que nem todos estão ainda em posição de cumprir o dever absoluto de assistir livremente à missa dominical”.

A obrigatoriedade da missa dominical é um dos preceitos da Igreja que todos os católicos devem cumprir. A violação deliberada deste preceito é considerada um pecado mortal que requer confissão. No entanto, houve uma dispensa do preceito quando foram impostas as medidas de combate à pandemia começou em março de 2020.

A conferência episcopal expressou sua esperança, em julho, de que a obrigação dominical pudesse ser restaurada para o primeiro domingo do Advento, que será em 28 de novembro.

A Europa experimenta um aumento nos casos de coronavírus, com a Áustria se tornando o primeiro país europeu a impor novamente um bloqueio nacional desde a primavera.

Embora a situação no Reino Unido seja menos severa, o país de 67 milhões de pessoas registrou 1,6 milhões de casos de covid-19 e 4,6 mil mortes no último mês, segundo o Centro de Recursos de Coronavírus Johns Hopkins.

A conferência episcopal da Inglaterra e País de Gales pediu às paróquias em abril que ajudassem as pessoas que haviam descoberto o catolicismo em meio à pandemia.

Em uma mensagem intitulada "O Dia do Senhor", a conferência exortou as comunidades católicas a prestarem atenção especial àqueles que encontraram a Igreja on-line durante a pandemia.

“Agora encorajamos todos os católicos a relembrar os padrões que se formaram nos últimos meses com relação a ir à missa aos domingos. Isso incluiria consideração e reflexão sobre o que poderíamos fazer aos domingos, como esportes ou compras, ou outras atividades sociais e de lazer”, diz o comunicado.

“Esta revisão e as decisões que dela decorrem recaem sobre todos os católicos e confiamos que será feita com honestidade, motivada por um verdadeiro amor ao Senhor que encontramos na missa”, acrescentaram.

Confira também: