Depois de 24 anos, a peregrinação das relíquias de santa Teresinha volta ao Brasil. Essa é a terceira vez que o país acolhe o relicário. A peregrinação percorrerá algumas paróquias do interior de São Paulo.

As relíquias chegaram na tarde desta terça-feira (13) à paróquia Santa Teresinha, no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP), onde ficam até amanhã (15) para veneração das 7h30 às 19h30.

A peregrinação das relíquias de santa Teresa de Lisieux, ou santa Terezinha, começou em 1997, ano do centenário da morte da santa, e já percorreu cerca de 70 países.

Teresinha nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França. Seus pais, Luís e Zélia Martin sempre foram muito tementes a Deus. Eles tiveram oito filhos antes de Teresa. Quatro deles morreram ainda pequenos.  As outras quatro, Maria, Paulina, Leônia e Celina se tornaram freiras, como a santa.

Teresinha entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII, aos 15 anos. Através de sua vida, registrada em seus escritos, Teresinha formulou a “infância espiritual” ou “pequena via”, fundamentada na extrema confiança em um Deus que é Pai. Ela acreditava que o caminho dela era ser como criança diante de Deus, e assim buscava sempre rebaixar-se na vida fraterna e amar sem reservas.

Teresinha morreu com 24 anos, em 30 de setembro de 1897. Sua beatificação aconteceu em 1923. Em 1925 ela foi canonizada pelo papa Pio. Por causa de seus escritos autobiográficos, Teresa de Lisieux foi proclamada doutora da Igreja pelo papa são João Paulo II.

Os pais de Teresinha, Luís e Zélia Martin, foram canonizados juntos no dia 18 de outubro de 2015, pelo papa Francisco, em meio ao Sínodo da Família.

Depois de deixar São Paulo, a urna com as relíquias segue em peregrinação para a catedral basílica menor de São Bento, em Marília (SP).

As relíquias passarão por outras 41 cidades do interior paulista, entre as quais Bauru, Dracena, Junqueirópolis, Garça, Vera Cruz, Avencas, Oriente, Pompéia e Assis.

O encerramento da Peregrinação no Brasil será no dia 13 de dezembro deste ano, na Paróquia São José, no bairro de Osvaldo Cruz (SP).