O cardeal Carlos Amigo Vallejo, arcebispo emérito de Sevilha, Espanha, morreu hoje de manhã, aos 87 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca.

O cardeal foi internado no Hospital Universitário de Guadalajara, Espanha, onde foi operado em 25 de abril e seu estado de saúde piorou nas últimas horas.

 

Segundo a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o arcebispo de Sevilha, dom José Ángel Sáinz Meneses, esteve com o cardeal desde o início da manhã.

Dom José Ángel Sáinz Meneses falou em sua conta no Twitter sobre o agravamento da saúde do cardeal Amigo Vallejo: “Continuemos rezando por ele e confiando no Senhor. Estamos em suas mãos”, disse.

Dois meses antes, em 23 de fevereiro, ele havia feito uma cirurgia no quadril após sofrer uma queda na missa celebrada na catedral de Almudena por ocasião dos 25 anos da ordenação do cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri.

 

Biografia

O cardeal Carlos Amigo Vallejo nasceu em Medina de Rioseco, Valladolid, Espanha, em 1934. Tinha 87 anos. Abandonou os estudos de medicina para entrar no noviciado da Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Foi ordenado sacerdote em 1960.

Em 1973, foi nomeado arcebispo de Tânger, Marrocos, pelo papa Paulo VI e, em 1982, são João Paulo II o nomeou arcebispo de Sevilha.

São João Paulo II visitou a arquidiocese de Sevilha em duas ocasiões, em 1982 e 1993, e se hospedou no palácio arcebispal.

Foi criado cardeal em 2003. Participou do conclave de 2005, no qual Bento XVI foi eleito, e em 2013, quando foi eleito o papa Francisco.

Era arcebispo emérito de Sevilha desde novembro de 2009.

Confira também

Mais em