Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Bento XVI presidiu junto com outros bispos da cúria romana e do continente americano uma solene concelebração na Basílica de S. Pedro. Pela ocasião o Cardeal Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Marc Ouellet afirmou que os desafios na área social no continente devem ser enfrentados desde o centro da fé e não a partir das ideologias.

Segundo a RV, durante a Santa Missa, o Pontífice anunciou oficialmente a sua viagem apostólica a Cuba e ao México, no próximo ano. A propósito desta celebração, a Rádio Vaticano entrevistou o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, sobre os desafios do continente.

'Certamente, o fenômeno da secularização está se difundindo também no continente latino-americano. Creio que isso represente um aspecto novo para o qual existe o desejo de ajudar as comunidades locais a se conscientizarem de sua identidade católica e também de preservar seu patrimônio de devoção popular', afirmou o Cardeal Ouellet.

 'Por exemplo, a devoção a Nossa Senhora é um fato cultural, continental e é, ao mesmo tempo, uma tutela quanto aos perigos de divisão que provêm da influência de outros grupos religiosos que, dentro de certos limites, poderiam destruir esta herança', afirmou o Cardeal à Rádio Vaticano.

Segundo ele, ainda permanece o grande desafio do abismo entre ricos e pobres, e a 'nova evangelização' não significa que os problemas sociais foram deixados de lado.
'Deve-se enfrentá-los a partir do verdadeiro centro da fé. Penso também que a esses problemas, devem-se oferecer soluções mais adequadas, menos ideológicas.'