O cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon e presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Myanmar, falou do que chamou de “dez mandamentos da paciência”, na sua intervenção no 52° Congresso Eucarístico Internacional que se realiza esta semana em Budapeste, na Hungria, na quarta-feira, 8 de setembro.

Segundo o cardeal, os “dez mandamentos da paciência” surgiram ao meditar sobre as situações nas quais Deus, “que se define a si mesmo como um Deus de paciência e compaixão”, deu a Moisés as tábuas dos Dez Mandamentos da Lei de Deus.

“Hoje também temos muitos problemas que são como a sarça ardente, mas o Senhor nos diz: ´sei que você está sofrendo. Estou sempre contigo`. Sim, a paciência em nossa vida pessoal, em nossas relações e no mundo nos trará paz a todos”, disse o cardeal antes de enumerar os mandamentos da paciência:

1. Seja paciente consigo mesmo

“Sim, há dias de ansiedade. Sempre há problemas que vem de fora, mas Victor Frankl ensinou algo sábio: mesmo nos momentos mais escuros, você pode controlar seu sofrimento dependendo da forma como você vê o mundo. As religiões orientais sempre dizem que nossa mente é a mente de um macaco que constantemente pula de uma ansiedade para outra, sem nunca a deixar em paz”, disse o cardeal.

“Seja paciente, seja positivo. Quando testarem sua paciência, seja positivo. Mas quando testarem você na pandemia, que dê negativo. Jesus diz: ´por isso vos digo, não vos preocupeis com vossa vida`”, acrescentou.

2. Com paciência e silêncio, carregue energias para sobreviver

“A vida é um percurso longo. A sabedoria nos ensina que, sem dor, não há benefícios. Nossa energia para sobreviver precisa ser carregada com paciência e silêncio”, disse o cardeal.

“A paciência nos faz fortes mentalmente; e o silêncio, fortes emocionalmente”, afirmou ele.

3. A paciência nos dá controle total sobre nossa vida

“Reza com o salmista (Sl 130, 5-6): ´Espero no Senhor, na sua palavra espera a minha alma; à espera do Senhor está a minha alma, mais do que a sentinela à espera da aurora`”.

4. Preserve a paz em cada encontro com apenas 10 segundos de paciência

“Todas as nossas relações humanas sofrem o impacto das nossas reações. As pessoas irritadas e ansiosas atacam os outros quando se sentem feridas, gerando desastre na própria vida e depressão. Tudo o de que se precisa é, como os psicólogos dizem, ter paciência apenas dez segundos e não explodir, não reagir imediatamente”.

“Dez segundos dão uma melhor perspectiva, paz de espírito. Basta que o seu ´sim` seja um ´sim` e o seu ´não` seja um ´não`. Qualquer outra coisa vem do maligno”.

5. Aprenda que a vida não é fast food, mas uma tenra planta nutrida pela paciência para converter-se em árvore

“Nestes tempos dos rápidos e furiosos, a vida é tratada como fast food, com resultados desastrosos. A vida floresce com a paciência. Deus levou seis dias para nos criar. A criação não foi feita como comida rápida. É uma tenra planta nutrida por Deus”.

“´Deus viu que tudo era bom`. A paciência é a forma da sabedoria. Mostra-nos que entendemos e aceitamos que as coisas têm que se desenvolver em sua própria forma e tempo. E isso nos dá paz”.

6. Aprenda que o amor, a esperança e a fé se nutrem só de paciência

“A paciência com os outros é amor; a paciência com si próprio é esperança; e a paciência com Deus é fé” (Adel Bestavros, leigo copta ortodoxo egípcio).

O cardeal Bo disse que “nossa vida espiritual mais profunda se nutre apenas de paciência. São Paulo diz: ´três coisas durarão para sempre: a fé, a esperança e o amor, e a maior de todas é o amor` (1 Cor 13, 13). Só durarão com a paciência”.

Mais em

7. Ser paciente é a única forma de praticar a fé

O cardeal Bo disse que “o tempo de Deus não é sempre o nosso tempo. Eu rezo e peço a Deus o que quero e o quero AGORA. Mas sobre isso, o Salmo 40, 1 diz: “Esperei pacientemente no Senhor e ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor”.

“Podemos pedir coisas na vida agora, mas o Senhor nos ensina que a paciência nos dá os melhores frutos”.

8. Ser paciente atrai mais pessoas

“Ser paciente traz como benefício o sentimento de atração das pessoas por você. Se você é uma pessoa paciente, então as pessoas vão querer se relacionar mais com você do que com alguém que estoura quando se zanga”.

“As pessoas querem falar com alguém que seja paciente com seus erros, especialmente se estão tentando aprender. Ser paciente é escolher entender quando a gente deveria estar com raiva”.

9. A paciência é a cola que mantém a família moderna unida

“Como o papa Francisco nos alerta com frequência: certamente é a impaciência que destrói as famílias modernas”.

“São Paulo nos aconselha: ´sejam completamente humildes e amáveis, sejam pacientes, suportando-se uns aos outros no amor. Faça todo o esforço para manter a unidade do Espírito através da paz` (Ef 4, 2-3)”.

10. A paciência aumenta radicalmente sua capacidade de sucesso

A paciência “nos ajuda a deixar a frustração de lado, algo que pode nos levar a renunciar. Nos ajuda a pensar mais positivamente e tomar melhores decisões, também nos ajuda a construir nossa reputação”.

“Bonus track”

11. A paciência é a única maneira de viver em paz neste mundo

Embora o cardeal Bo tenha dito dez mandamentos, logo ele disse que “a história nos mostra que os líderes impetuosos, impulsivos e impacientes levaram o mundo a desastres. A paciência tem o poder de alcançar a paz quando o líder tem o poder da paciência”. O papa Francisco aconselha que “o verdadeiro poder está no serviço”.

Por fim, o cardeal disse que “Jesus enfrentou dois poderes arrogantes: Herodes e Pilatos, que se converteram em notas ao pé da história. O serviço humilde, amável e paciente de Jesus é aquele que se tornou a luz que guia a história da humanidade”.

Confira também: