Como dissipar as ideias falsas que se difundem sobre Santa Maria Madalena? Um sacerdote mexicano que dirige dois centros de peregrinação na Terra Santa tem uma proposta.

“Maria Madalena é uma figura um pouco controversa”, reconhece à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, Pe. Juan Solana, diretor do Pontifício Instituto Notre Dame em Jerusalém e do Centro Magdala. Ele ressalta que, talvez, isso ocorra “em parte por ser mulher e em parte por essa falsa ideia de que era uma prostituta”.

"Embora, penso que se tivesse sido prostituta, teve mais mérito de converter-se profundamente, de seguir Jesus”, indica.

O Centro Magdala, dirigido por Pe. Solana, foi inaugurado em 24 de novembro de 2019 e fica na cidade natal de Santa Maria Madalena.

Na região, foi encontrada uma sinagoga do século I – a sétima mais antiga de todo Israel, descoberta no século XXI –, assim como um porto marítimo, um mercado, banheiros de purificação judaica, moedas, entre outros objetos importantes.

Para Pe. Solana, “o problema de Maria Madalena são as ideias falsas, os erros, as visões parciais, de pessoas que nunca se atreveram a pegar o Evangelho e meditá-lo em profundidade: O que diz o Evangelho sobre esta mulher e o que nos diz?”.

"Convidaria vocês a conhecê-la melhor, a ler e meditar o que diz o Evangelho", acrescenta.

Se prestarmos atenção estritamente ao que “mencionam os evangelhos, Maria Madalena aparece 12 vezes, uma vez na Galileia seguindo Jesus como discípula” e como parte do que o sacerdote considera “o primeiro grupo de voluntárias do Evangelho. Gente que, por amor a Cristo, por agradecimento, por terem recebido alguma graça, alguma cura ou algo, o seguem, o servem, o acompanham, inclusive financiam sua atividade”. 

Pe. Solana lamenta que, “erroneamente, muitos pensam que essas mulheres eram as que lavavam as roupas, cozinhavam para os apóstolos e Jesus Cristo. Tenho certeza de que os ajudavam em sua missão. Ou seja, repetiam as parábolas, os ensinamentos de Jesus, explicavam ao povo, aproximavam Jesus dos enfermos, colocavam ordem nas multidões”.

Visitar a Terra Santa e a cidade natal de Maria Madalena, enfatiza, "ajudaria muito" a dissipar os erros, porque lá, “pode-se tocar esta Terra Santa que São Jerônimo chamou de quinto Evangelho e que, sobretudo, ajuda-nos quando temos concepções erradas”.

Confira também: