A Igreja Católica no Qatar é uma minoria no país que sediará a Copa do Mundo em 2022. Estima-se que seja composta por pelo menos 200 mil fiéis. O primeiro templo no país foi construído em 2008.

A Copa do Mundo Qatar 2022, organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), reunirá 32 seleções de 20 de novembro a 18 de dezembro.

A primeira Igreja Católica no Qatar

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é o primeiro templo cristão construído na capital do Qatar, Doha, e faz parte do Complexo Religioso de Abu Hamour, também conhecido como Church City. Este complexo também abriga templos de outras denominações, como a igreja anglicana, ortodoxos gregos, ortodoxos sírios, coptos e cristãos indianos.

Este templo foi inaugurado em 15 de março de 2008 com uma missa assistida por 6 mil fiéis católicos. Antes disso, os cristãos só podiam se reunir em capelas improvisadas em suas casas e em um colégio.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que faz parte do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, é composta por um templo principal e duas capelas (Sacrament Chapel e Alverna Chapel), nas quais são celebradas missas em inglês, espanhol, francês, árabe, italiano, tagalo etc.

Os católicos que frequentam este templo no Qatar são trabalhadores migrantes de mais de cem nações, embora a maioria venha das Filipinas e da Índia.

Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, “cerca de oitenta por cento dos fiéis pertence ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental (igreja maronita)”.

Um dos maiores desafios desta igreja é o grande número de fiéis católicos que frequentam regularmente as suas atividades litúrgicas. Toda sexta-feira os padres devem celebrar várias missas para pelo menos 25 mil fiéis católicos.

No entanto, os cristãos têm que conviver com a proibição de participar de atividades públicas de fé. Isso inclui a censura de qualquer tentativa de converter outras pessoas à fé católica.

Igreja católica siro-malankar de Santa Maria

A igreja siro-malankar é uma igreja católica de rito oriental fundada na Índia pelo apóstolo são Tomé.

O templo de Santa Maria foi consagrado por sua beatitude Baselios Cleemis Catholicos em 2009 no complexo religioso de Abu Hamoury. Hoje é o local de culto para aproximadamente 150 famílias.

Igreja siro-malabar de São Tomé

Esta Igreja segue a tradição litúrgica caldeia e está sob a supervisão do Dicastério para as Igrejas Orientais, da Santa Sé.

O templo de são Tomé foi consagrado em 22 de maio de 2009 pelo cardeal Mar Varkey Vithayathil. Atualmente, possui uma capela para adoração perpétua.          

Confira também:

 

Mais em