Ver uma pessoa dirigindo pela rua uma bicicleta é normal. Mas para os cidadãos de Pamplona, uma das cidades mais antigas da Colômbia, ver uma religiosa pedalando pelas ruas significa algo fora de série. 

Elas normalmente estão em grupos de três, em bicicletas de tipo clássico, urbanas e femininas. Têm uma cestinha na frente do guidão e uma na parte de trás levam seus instrumentos e outros equipamentos. Esta bicicleta possui um benefício especial: um protetor que impede que o hábito fique preso com a corrente. 

As Irmãs Trovadoras da Eucaristia são uma das congregações mais jovens da Colômbia. Seu trabalho apostólico começou em 2006, com a autorização de Dom Gustavo Martínez Frias, então Arcebispo de Nova Pamplona.

A religiosa mais velha desta comunidade tem apenas 33 anos e a mais nova tem 22 anos. 

A irmã Isaura Barajas Pico, Vigária da comunidade, comentou ao Grupo ACI que estas bicicletas são “uma espécie de ‘happening ’artístico que intervém no meio da rua. Chama a atenção das pessoas ver uma religiosa andando de bicicleta”. 

“Achávamos que não chamaríamos tanto a atenção, foram compradas há oito meses. Usando algo tão simples, como uma bicicleta, as pessoas se aproximam de nós e lhes mostramos que Deus não está somente nas Igrejas, mas também sai ao encontro deles”, disse a irmã. 

Esta comunidade de religiosas jovens tem um carisma muito especial. Seu nome “Trovadoras da Eucaristia” faz menção aos trovadores da Idade Média, as quais difundiam obras artísticas e religiosas de povoado em povoado e também entretinham os reis. 

“Nós queremos ser essas trovadoras para Deus. Aquelas mulheres que por meio de sua vida e seu testemunho, sejamos realmente trovadoras de Deus”, manifestou a irmã Isaura. 

O trabalho de evangelização destas religiosas é através das artes plásticas, da poesia, do teatro, da dança e da música. Tocam instrumentos como a bandolina, a harpa, o violão e o piano. Por meio deles, eles animam missas, grupos de oração e outros eventos. 

“Sempre queremos fazer coisas que fora do comum. Desta forma, chamamos a atenção para mandar uma mensagem de Deus”, comentou Isaura Barajas. 

As bicicletas coincidem perfeitamente com o objetivo das religiosas. A irmã Isaura explicou ao Grupo ACI que a Madre superiora, Ángela Angarita González, propôs comprar as bicicletas porque queria contribuir com o cuidado do meio ambiente. 

Esta decisão foi motivada pela mensagem do Papa Francisco em sua última encíclica Laudato Si sobre o cuidado da criação. 

A irmã Ángela encontrou na Internet uma oferta de três bicicletas pelo preço de uma. Foram compradas e atualmente as doze irmãs intercalam para utilizá-las, embora duas delas não saibam usá-las muito bem. 

“Saímos a evangelizar através de quem somos, somos um testemunho para as pessoas. Então isso de sair pedalando uma bicicleta por umas quadras, ir sorrindo pelo caminho, faz com que as pessoas tenham uma reação muito positiva e que fique em seu coração essa inquietação e pensem: ‘que legal!’ e queiram seguir a Cristo”, afirmou a religiosa. 

As Irmãs Trovadoras da Eucaristia realizaram missões em diferentes regiões da Colômbia afetadas pela guerrilha e pela violência, especialmente aos povoados na fronteira. 

Do mesmo modo, a deportação dos colombianos na fronteira com a Venezuela e os tiroteios nessa zona também as afetaram porque vários de seus amigos e familiares vivem nesta zona. Além disso, a superiora atual é venezuelana.

“Nós levamos alegria aos afligidos porque, como disse o Papa Francisco, onde está um religioso tem alegria”, comentou ao Grupo ACI a Irmã Isaura Barajas. 

“Estamos aproveitando a nossa juventude, para fazer ‘deste mundo um lugar melhor do que quando o encontramos’, como dizia Madre Teresa”, concluiu a religiosa. 

Também te pode interessar:

Irmãs gêmeas celebram juntas 75 anos de vida religiosa

Mais em

http://www.acidigital.com/noticias/irmas-gemeas-celebram-juntas-75-anos-de-vida-religiosa-94018/