O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, expôs na manhã de ontem aos jornalistas um vídeo do Centro Televisivo Vaticano mostrando os trabalhos realizados na Capela Sistina pelo Conclave que ali se realizará para a eleição do novo Papa.

Os trabalhos de acondicionamento compreendem diferentes tarefas de isolamento com o mundo exterior, entre elas a elevação do chão, para o qual se estabeleceu-se uma rede de assoalhos e tábuas de madeira, que darão lugar a uma espécie de piso elevado.

Os vidros transparentes das portas da Capela Sistina diante da Sala Régia, a sala de espera da Capela Sistina, também foram cobertos com adesivos opacos. Estes permitirão a entrada da luz, mas não a visibilidade.

Ademais os trabalhadores estão montando o estabelecimento definitivo das duas estufas e seus correspondentes tubos de arejamento, elementos básicos para comunicar a eleição ou não do novo Papa.

As estufas são de cor cinza metálico e têm diferentes formas. Uma arredondada, servirá para a queima das papeletas dos cardeais depois das votações, e outra, mais retangular, será usada para produzir a fumaça que indica o estado das votações: negro se os cardeais não chegaram a um consenso definitivo, e branco se o Papa tiver sido eleito.

Para os trabalhos de acondicionamento, a Capela Sistina fechou suas portas ao público no último 5 de março e os visitantes dos Museus Vaticanos não poderão acessar a elas, nem aos apartamentos Borgia assim como à coleção de Arte Religiosa-Moderna, até que seja eleito o novo Papa.

Muitos consideram que o conclave servirá para dar uma pausa à Capela Sistina, que diariamente recebe milhares de visitantes. Além disso, deverá respeitar-se de maneira escrupulosa os afrescos do Juízo Final de Michelangelo, atrás do altar do templo.