A Conferência Episcopal da Costa Rica publicou, na segunda-feira, 16 de março, um comunicado com novas diretrizes para enfrentar a pandemia mundial de coronavírus, entre elas, a suspensão da Via-Sacra e das procissões, incluindo as que seriam realizadas para a Semana Santa 2020.

Nesta segunda-feira, 16 de março, informou-se que na Costa Rica há 41 casos confirmados de coronavírus COVID-19.

"Como Bispos da Conferência Episcopal da Costa Rica, tomamos a iniciativa de pedir aos nossos sacerdotes, diáconos, consagrados (...) que suspendam todas as procissões, a Via-Sacra e outros exercícios de piedade em forma pública durante esta Quaresma, Tríduo Pascoal e até novo aviso”, indica o comunicado.

Além disso, foi reiterada a suspensão das “jornadas de formação, reuniões para organização de atividades, catequeses diversas e retiros espirituais”, bem como as “Liturgias Penitenciais” (jornadas extraordinárias de confissão) durante a Quaresma.

O comunicado também convida os fiéis a "retomar as práticas quaresmais"; e sobre a jornada “24 horas para o Senhor”, que seria realizada nos dias 20 e 21 de março, foi anunciado que será realizada “individualmente e/ou com a família”.

"Cada fiel poderá realizá-la diante de uma imagem de um crucifixo, de um santo ou santa em sua casa, contando também com os subsídios que os meios de comunicação católicos poderão oferecer", especifica o texto.

A última diretriz do comunicado é um pedido aos sacerdotes e ministros extraordinários da Eucaristia para que avaliem “a conveniência de visitar idosos e doentes para distribuir a Comunhão, e fazê-lo apenas em caso de grave necessidade e guardando todas as medidas sanitárias que foram estabelecidas".

No final do comunicado, os bispos agradeceram aos agentes de saúde, às forças de segurança e às autoridades do Ministério da Saúde e do Fundo de Seguridade Social da Costa Rica, também aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e agentes pastorais em geral "por obedecerem tão fielmente às indicações" em favor dos mais vulneráveis.

"Convidamos todos os nossos fiéis a se unirem a nós em oração ao Senhor Todo-Poderoso, médico de corpos e almas, para que possa nos ajudar com suas Graças Divinas no meio desta crise de saúde e nos dar o dom da saúde e salvação, tudo através da poderosa intercessão de nossa Mãe Santíssima, a Rainha dos Anjos, Padroeira da Costa Rica, e o Glorioso Patriarca São José, padroeiro da Igreja Universal”, concluíram.

Dias atrás, em 13 de março, os bispos publicaram as primeiras medidas para ajudar a conter a pandemia do COVID-19.

Entre estas, "não procurar o Sacramento da Reconciliação” quando houver suspeita de “estar infectado com este vírus ou tendo uma doença respiratória”, e fazê-lo apenas em casos urgentes.

Além disso, recomendou-se acompanhar a Missa através dos meios de comunicação digitais em caso de doença respiratória ou ter sido contagiado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: