A vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Paloma García Ovejero, desmentiu que o Papa Francisco sai à noite escondido vestido de padre, tal como afirma uma conta falsa de Facebook atribuída ao Santo Padre.

“Foto velha, conta falsa, fake news (notícia falsa)”, advertiu García Ovejero na sua conta de Twitter.

A vice-diretora da Sala de Imprensa se referiu à conta “Papa Francesco”, que mostra uma foto antiga do Santo Padre, vestido de sacerdote, com a Basílica de São Pedro atrás.

“O Papa Francisco, vestido como um simples sacerdote, saiu escondido durante a noite para visitar e confortar os desabrigados de Roma, auxiliando as equipes de ajuda da Santa Sé a distribuir alimentos, roupas e fundos de apoio”, afirma a conta falsa em um post no dia 15 de fevereiro.

Em dezembro de 2015, o Vaticano pediu aos fiéis que tomassem cuidado com as notícias falsas atribuídas ao Papa Francisco.

Por isso, a Santa Sé pediu aos fiéis que “procurem as fontes do Vaticano” para comprovar a veracidade dos fatos ou frases atribuídas ao Papa.

Os sites oficiais onde você pode verificar a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa Francisco incluem o Twitter oficial do Santo Padre @Pontifex_pt, Vatican News, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página de Facebook de VaticanNews e o jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.

Confira também: