REDAÇÃO CENTRAL, 16 de set de 2021 às 09:50
Depois de quatro dias cheios de atividades, chegou ao fim a 34ª viagem apostólica do papa Francisco, na qual visitou Budapeste, na Hungria, e a Eslováquia.
O papa chegou a Budapeste no dia 12 de setembro e esteve no encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. Em seguida, fez uma visita apostólica à Eslováquia, às cidades de Bratislava, Košice e Prešov.
Esta viagem apostólica terminou no dia 15 de setembro com a celebração da missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora das Dores em Šaštin, padroeira da Eslováquia.
O papa Francisco foi o segundo pontífice a fazer uma viagem apostólica a esses países. São João Paulo II visitou a Hungria em 1991 e 1996, e a Eslováquia em 1990, 1995 e 2003.
A seguir, alguns momentos desta viagem que você provavelmente não viu:
1. A Eslováquia recebeu o papa com repique de sinos
O papa Francisco chegou a Bratislava, capital da Eslováquia, no dia 12 de setembro, após o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional realizado em Budapeste, na Hungria.
Ao chegar ao país, os sinos de todas as igrejas da cidade começaram a soar em sinal de festa e dando uma mensagem de boas-vindas ao papa.
Impresionante! @Pontifex_es acaba de aterrizar en Eslovaquia ?? y en Bratislava repican las campanas de todas las iglesias en señal de fiesta y bienvenida- aquí, la catedral de San Martino, que visitará mañana pic.twitter.com/HLqqtma7Ni
— Elisabetta Piqué (@bettapique) September 12, 2021
2. Crianças receberam o papa Francisco com pão e sal
O papa Francisco foi recebido calorosamente no aeroporto de Bratislava por um grande grupo de fiéis, entre eles, algumas crianças que lhe ofereceram flores, pão e sal.
El @Pontifex_es ha llegado a #Eslovaquia y ha sido recibido calurosamente en #Bratislava con un regalo de pan y sal. Durante su #ViajeApostólico, el #PapaFrancisco visitará la comunidad #gitana de #Kosice pic.twitter.com/ls7Kh0kwqY
— ACN International (@acn_int_es) September 13, 2021
Para os eslovacos e os demais povos eslavos, a oferta de pão e do sal é um símbolo de hospitalidade e uma forma de dar as boas-vindas às pessoas que chegam ao país.
3. O papa deu terços para um grupo de crianças
No percurso até a catedral de são Martinho, em Bratislava, na Eslováquia, Francisco surpreendeu a todos quando parou carro e desceu para saudar um grupo de mães com seus filhos.
El Papa de las sorpresas: al irse hacia la catedral de #Bratislava @Pontifex_es hizo detener su auto y bajó para saludar a un grupito de madres con chicos #PopeInSlovakia ???? pic.twitter.com/k8lGbTlX9v
— Elisabetta Piqué (@bettapique) September 13, 2021
O pontífice se aproximou do grupo, que estava ao longo do caminho com a esperança de vê-lo passar, e presenteou as crianças com alguns terços.
Los chiquitos por los que @Pontifex_es detuvo su auto y se bajó para saludar, descolocando a sus guardaespaldas… Les regaló rosarios t mucha emoción #PopeInSlovakia ???? pic.twitter.com/6BX1O8wVxE
— Elisabetta Piqué (@bettapique) September 13, 2021
4. A mensagem do papa para as Missionárias da Caridade
O papa Francisco visitou o Centro Belém, localizado no bairro de Petržalka, em Bratislava, onde as Missionárias da Caridade, congregação fundada por santa Teresa de Calcutá, cuidam dos doentes e dos sem-teto.
Na saída, Francisco assinou o livro de honra do Centro Belém, onde deixou uma mensagem especial para as religiosas.
“Obrigado pelo vosso testemunho, obrigado aos voluntários. Rezo por vós. Por favor, fazei-o por mim. O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos conserve”, escreveu o pontífice.
La dedicatoria del #Papa en el Centro de Acogida de las Misioneras de la Caridad de #Bratislava:
— Eva Fernández (@evaenlaradio) September 13, 2021
“Gracias por vuestro testimonio, gracias a los voluntarios. Rezo por vosotros. Por favor, háganlo por mí. Que el Señor os bendiga y la Virgen os custodie”.#ElPapaenEslovaquia @COPE pic.twitter.com/UVlQonTN8N
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
5. As 25 mil colheres usadas para a Comunhão
Durante a santa Comunhão na divina liturgia bizantina de são João Crisóstomo, presidida pelo papa Francisco, foram usadas pelo menos 25 mil colheres para repartir a Eucaristia.
Os cristãos de rito bizantino, tanto os ortodoxos como os das igrejas em plena comunhão com Roma, recebem o Corpo e o Sangue de Cristo em colheres.
? VIDEO | En la fiesta de la Exaltación de la Santa Cruz, el Papa Francisco celebró la Divina Liturgia según el rito bizantino en Eslovaquia. Al distribuir la Comunión se usaron al menos 25 mil cucharas. #PopeinSlovakia pic.twitter.com/YlkybCb7mE
— ACI Prensa (@aciprensa) September 14, 2021
Depois da consagração, a hóstia, que nesse rito é feita de pão fermentado, é dividida em pequenos fragmentos que são imersos no cálice com o Sangue de Cristo. Depois, são recolhidos com as pequenas colheres e entregues a cada fiel diretamente na boca.
Para prevenir contágios da covid-19, os organizadores decidiram entregar pelo menos 25 mil colheres aos participantes da missa, uma para cada pessoa que ia comungar na divina liturgia.
6. A música dos jovens à espera o papa Francisco
No segundo dia da viagem do papa Francisco à Eslováquia, o pontífice encontrou-se com um grupo de jovens no estádio Lokomotiva, na cidade de Košice, ouviu alguns testemunhos e fez um discurso.
Antes da sua chegada, os 25 mil jovens que estavam no estádio esperavam a chegada do papa com música e cantos.
Slovenská příprava na argentinského papeže #navstevapapeze #Slovakia ??, @Pontifex !
— Vojtěch Orlík (@VojtechOrlik) September 14, 2021
#PopeInSlovakia #PopeFrancis #pápež #pápežFrantišek #pápežnaSlovensku pic.twitter.com/uk82AbJrCr
7. Linguagem de sinais durante a missa
O papa Francisco presidiu a santa missa no Santuário Nacional de Šaštín, também conhecido como basílica das Sete Dores. Participaram cerca de 50 mil fiéis.
A homilia do papa pôde ser entendida por pessoas com deficiência auditiva graças a uma mulher que traduziu as palavras do papa à linguagem de sinais.
Woman using sign language to communicate the homily of Pope Francis at national shrine of Our Lady of Sorrows, at Šaštin, more that 50 miles from Bratislava, on his last day in Slovakia pic.twitter.com/X9bYNlYrPo
— Gerard O'Connell (@gerryorome) September 15, 2021
8. A “rosa de ouro” que o papa Francisco deu à Virgem Maria
Ao concluir a missa no Santuário Nacional de Šaštín, Francisco ofereceu uma “rosa de ouro” a Nossa Senhora das Sete Dores. A oferta é um gesto antigo que expressa reverência à Virgem Maria.
? VIDEO | En el último día de su viaje el #PopeInSlovakia celebró una Misa ante miles de personas en la explanada del Santuario Nacional de Nuestra Señora de los Siete Dolores, rezó ante su imagen y le regaló una rosa de oro. pic.twitter.com/B9o4V9YvF0
— ACI Prensa (@aciprensa) September 15, 2021
O Santuário Nacional de Šaštín, também conhecido como basílica das Sete Dores, foi declarado basílica menor por são João Paulo II. Ele celebrou uma missa no santuário em 1995, com a presença de 200 mil fiéis. A basílica foi construída no século XVI e, desde então, marcou a história da Eslováquia.
A imagem de Nossa Senhora das Sete Dores tem uma história de curas milagrosas e já foram estudados 726 casos.
Confira também:
Papa Francisco reza em Santa Maria Maior após viagem a Budapeste e Eslováquia https://t.co/mvjKrrkGoG
— ACI Digital (@acidigital) September 15, 2021