Giorgio Marengo tornou-se o cardeal mais jovem do mundo aos 48 anos, no consistório ordinário de sábado (27). Marengo foi escolhido aos 47 anos, a mesma idade que são João Paulo II tinha quando foi anunciada sua criação como cardeal.

"É bom ver que o Santo Padre, em sua eleição de cardeais, quer incluir também alguns mais jovens", disse Marengo em entrevista exclusiva à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. O novo cardeal é administrador apostólico de Ulaanbaatar, Mongólia. "Este diálogo entre a experiência e os que têm menos pode ser enriquecedor".

Marengo, que serviu como missionário e exorcista na Mongólia por quase 20 anos, disse que sua experiência de primeira evangelização “tem muito a dizer à Igreja geral”. A Mongólia tem, entre seus 3,5 milhões de habitantes, apenas 1,5 mil católicos.

“Para descobrir esta vocação como uma vocação específica, e também para aprender sobre a pastoral ordinária, algumas coisas que nós vivemos como primeira evangelização podem ajudar”, disse o cardeal à ACI Prensa.

“Nossa experiência missionária poderá dar algo novo ao colégio cardinalício, e eu ainda tenho muito a aprender com aqueles que são mais velhos do que eu”.

“Para mim, viver com esta nova vocação significa continuar um caminho de pobreza, humildade e diálogo”.

Confira também: