No dia 22 de dezembro, a Superiora Geral das Missionárias da Caridade, Irmã Mary Prema, enviou uma carta aos fiéis e benfeitores por ocasião do Natal na qual pediu “fazer todo o possível para proteger as crianças, incluindo os nascituros”.

Irmã Prema dirigiu-se a todas as pessoas que colaboram com a obra fundada por Santa Teresa de Calcutá, assim como aos enfermos e sofredores, para lhes desejar “um fervoroso Advento e um Feliz Natal” e para refletir sobre onde encontrar “esse amor, essa paz e alegria” que todos nós desejamos nestes tempos festivos do ano, assinalou Asia News.

A religiosa assinalou que "para satisfazer este desejo" de amor, paz e alegria, "o mundo se lança no caminho amplo e fácil do prazer, da segurança e do poder".

Mas, à medida que marchamos por esse caminho, nossos corações começam a ansiar por mais e mais, para preencher nosso vazio. E começamos a sofrer a escravidão dos vícios e reivindicações, e choramos sobre as ruínas de corações partidos e relacionamentos quebrados”, disse.

Em vez do caminho fácil, Irmã Prema relembrou que “Jesus escolheu o caminho estreito da cruz, que leva à ressurreição e à nova vida. Nós o seguimos com fé e simplicidade. Jesus, a sabedoria e o poder de Deus, veio [a este mundo] na pequenez e acreditamos que quando somos fracos, o poder de Deus vem para nos preencher”.

“Jesus não nos oferece soluções para os nossos problemas, mas leva-nos de glória em glória, à luz das Bem-aventuranças, no caminho da conversão”, afirmou.

A religiosa recordou que nestes dias de Advento "se ouve o chamado de João Batista: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai os seus caminhos’". A partir desta passagem bíblica, Irmã Prema pediu à Virgem Maria, “cheia de graça, a Mãe de Jesus e nossa Mãe”, que “nos ajude a mudar as atitudes que nos distanciam de Jesus”.

Entre essas atitudes, destacou três atitudes concretas que nos afastam do verdadeiro amor, da paz e da alegria que tanto buscamos e, portanto, do caminho da santidade e do seguimento de Jesus Cristo.

Primeiro, chamou a "abandonarmos as expectativas e afirmações de que os outros devem mudar e, em vez disso, começar a mudar nossos próprios hábitos". Além disso, exortou "a abandonar a ambição de ser admirados por nossas conquistas e começar a praticar fé nas coisas pequenas e escondidas".

Além disso, exortou a “abandonar o desejo de ser eficiente e, em vez disso, começar a focar nas necessidades imediatas das pessoas, cuidando verdadeiramente delas, zelando pela salvação e santificação das almas em tudo [que fazemos]".

Ir. Prema também refletiu sobre os acontecimentos e tragédias que estão atingindo o mundo este ano e que afetam a vida de tantas pessoas, especialmente dos mais necessitados.

“As pessoas gemem sob o flagelo da Covid-19 e outras aflições extremamente duras. O mundo vive guerras civis, atrocidades infligidas por bandos criminosos e regimes totalitários, violência racial, casas destruídas por tufões, etc.”, disse.

“As famílias estão lutando contra a doença, a morte, o desemprego, lidando com restrições que nunca sofreram antes, incluindo limites para entrar na igreja ou em outros locais de culto”, acrescentou.

Entre todas as tragédias, Irmã Prema lembrou dos nascituros e disse que são as principais vítimas das leis promovidas pelo governo. “Como sempre, os pobres e as crianças são os que mais sofrem. As crianças também são vítimas de leis que promovem o aborto, o divórcio, as uniões homossexuais, as drogas e a pornografia”, frisou.

A este respeito, recordou a mensagem que Santa Teresa de Calcutá recebeu de Cristo em favor dos nascituros. “Jesus disse a Madre [Teresa]: 'Como me dói ver essas pobres crianças salpicadas de pecado ... tire-as das mãos dos malvados'”, disse.

Santa Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade, falou várias vezes com firmeza e coragem em defesa dos nascituros, inclusive diante das autoridades políticas que promoviam o aborto.

Em 3 de fevereiro de 1994, Santa Teresa fez um discurso no Café da Manhã Nacional de Oração realizado em Washington DC, diante do então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, a primeira-dama Hillary Clinton, do vice-presidente Al Gore e sua esposa, entre outras figuras políticas conhecidas por promover o aborto.

"A maior ameaça para a paz hoje é o aborto", disse. "Para mim, as nações que legalizaram o aborto são as mais pobres, têm medo de um não nascido e a criança tem que morrer", assegurou, e chamou a fazer "com determinação, que nenhuma criança seja rejeitada ou não seja amada, ou que não se preocupem por ele ou não o assassinem e o joguem no lixo".

Nesse sentido, a irmã Prema pediu em sua mensagem de Natal que “tomemos a decisão de fazer todo o possível para proteger as crianças, incluindo os nascituros. Que a alegria que damos a uma criança infeliz e sua família seja o mais lindo presente de Natal que oferecemos a Jesus”.

“Desejo a vocês um feliz Natal e um feliz ano novo. Por favor rezem por mim. Em minhas orações lembro-me de cada um de vocês, seus familiares e entes queridos”, concluiu.

Mais em

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: