A Diocese da Santa Rosa de Osos no departamento (estado) de Antioquia (Colômbia) rechaçou e lamentou o massacre  de 10 camponeses que terminavam seus trabalhos diários, realizado ontem por desconhecidos.

Segundo assinalou a imprensa local, na quarta-feira 7 de novembro os trabalhadores tinham terminado seus afazeres e foram detidos por um grupo de desconhecidos.

Membros do bando de criminosos se apresentaram dias atrás em povoado vizinho para ameaçar os trabalhadores porque o dono do imóvel em que trabalhavam não pagava o exigido pela extorsão dos bandidos.

Os camponeses foram assassinados com a detonação de uma granada na propriedade, dedicada para logo serem covardemente assassinados com armas de longo alcance. Um deles sobreviveu e está sendo atendido em um hospital local.

O governo ofereceu uma recompensa de até 50 milhões de pesos (28 mil dólares) por informação para esclarecer o crime que atemoriza a população de Santa Rosa de Osos, indicou o secretário de Governo de Antioquia, Santiago Londoño.

Sobre estes lamentáveis fatos, o Bispo da Santa Rosa de Ursos, Dom Jorge Alberto Ossa Soto, emitiu um comunicado hoje no qual se "repudia e lamenta o vil e desumano fato no qual foram assassinados um grupo de camponeses indefesos da nossa diocese".

Depois de fazer um chamado às autoridades para defender a vida e os direitos dos cidadãos, o Prelado pede que "estes fatos de barbárie não fiquem na impunidade".

A mensagem conclui com a censura e um chamado "à conversão por parte dos autores materiais e intelectuais deste crime" para logo expressar sua proximidade com os parentes dos assassinados, ao mesmo tempo que eleva orações pelas vítimas e pelo restabelecimento "da justiça, da paz e da concórdia".