O secretário-geral da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), monsenhor Jeffrey Burrill, renunciou ao cargo na terça-feira por causa de uma reportagem que o acusa de frequentar bares gay e residências, usando aplicativo de encontros sexuais dirigido a homossexuais e bissexuais.

A reportagem foi publicada na tarde da terça-feira, na página católica de notícias The Pillar, que afirmou ter feito uma análise dos dados de aplicativos disponíveis comercialmente e sua relação com o celular de monsenhor Burrill. A análise mostrou que o sacerdote usou o aplicativo Grindr quase diariamente, em diferentes momentos nos anos de 2018, 2019 e 2020.

CNA, a agência em inglês do Grupo ACI, informou na segunda-feira, 19 de julho, que funcionários da Igreja estavam se preparando para que informação derivada deste tipo de tecnologia digital se tornasse pública.

A Grindr é um aplicativo que se define como “o maior aplicativo para homossexuais, bissexuais, trans e queer”. Os usuários da Grindr baixam o aplicativo e criam um perfil onde eles podem postar imagens, preferências de pesquisa e outras informações pessoais. O aplicativo notifica aos usuários a proximidade de outro usuário. É possível ver o perfil do outro usuário e iniciar uma conversa.

O aplicativo é um dos mais populares entre homens homossexuais e foi um dos primeiros grandes aplicativos de namoro direcionado especificamente para homens que querem conhecer outros homens.

O presidente da USCCB, dom José Gómez, anunciou a renúncia de monsenhor Burrill em um memorando enviado a todos os bispos americanos, na terça-feira, 20 de julho.

A existência da reportagem foi relatada pela primeira vez pelo National Catholic Reporter no mesmo dia, pouco depois das 10h da manhã, hora local, aproximadamente duas horas antes que The Pillar publicasse sua investigação.

Segundo Gómez, monsenhor Burrill não foi acusado de má conduta com menores, mas renunciou imediatamente “para evitar tornar-se uma distração para as operações e o andamento dos trabalhos da Conferência”.

“A Conferência leva a sério todas as acusações de má conduta e tomará todas as medidas apropriadas para enfrentá-las”, disse dom Gómez.

Monsenhor Burrill foi eleito para o cargo de secretário-geral da USCCB na assembleia de novembro de 2020, para um período de cinco anos, substituindo monsenhor Brian Bransfield depois que finalizou seu mandato.

Antes de assumir como secretário-geral, monsenhor Burrill já tinha sido secretário-geral adjunto da USCCB desde 2016. Ele é sacerdote da diocese de La Crosse e anteriormente havia sido formador no Pontifício Colégio Norte-Americano.

Dom Gómez anunciou que o padre Michael Fuller foi nomeado secretário-geral interino e disse que futuramente haverá uma nova eleição.

“Peço suas orações por monsenhor e pelo pessoal da Conferência durante este momento difícil. Oro para que todos os afetados possam encontrar força e consolo em nosso misericordioso Senhor”, disse dom Gómez.

O secretário-geral da conferência dirige o pessoal, os projetos e os comitês da USCCB, além de facilitar o diálogo entre os bispos americanos e os escritórios da Cúria do Vaticano.

Em 2021, a Autoridade Norueguesa de Proteção de Dados puniu a Grindr com uma multa estimada em 11,7 milhões de dólares. A organização afirmou que o aplicativo “passava as localizações exatas dos usuários, os códigos de rastreamento de usuários e o nome do aplicativo a pelo menos cinco empresas de publicidade” sem o consentimento dos usuários.

Confira também: