O cardeal Antoine Kambanda, de Ruanda, na África oriental, disse que a Eucaristia é a chave para a unidade e a reconciliação nacional depois da história de genocídio, há 27 anos atrás.

O arcebispo da arquidiocese de Kigali, o cardeal Kambanda, declarou ao The New Times of Ruanda, em 27 de maio, que a Igreja de Ruanda realizará, em esfera nacional, o 52º Congresso Eucarístico Internacional, entre os dias 15 e 18 de julho. Em setembro de 2021, será realizado o congresso internacional em Budapeste, na Hungria.

Ele informou que todas as paróquias católicas de Ruanda já realizaram o congresso entre os dias 27 e 30 de maio, sob o lema “A Eucaristia é fonte de Unidade, Reconciliação e Amor”, e anunciou que as celebrações diocesanas em todo o país serão entre os dias 3 e 6 de junho.

O congresso coincide com o 27º aniversário do genocídio de 1994, quando governo dos hutus, grupo étnico majoritário no país, tentou exterminar a população tutsi, uma minoria étnica. O conflito resultou na morte quase 1 milhão de pessoas.

Para o cardeal arcebispo de Kigali, a Eucaristia tem um valor crucial e é “uma fonte da unidade e da reconciliação que necessitamos como ruandeses” depois do genocídio. Ele afirmou que a Eucaristia “é fonte de amor, unidade e reconciliação, porque no nosso país, na nossa história de genocídio, o amor foi destruído”.

Além disso, explicou que, “quando compartilhamos o Corpo de Cristo, tornamo-nos um só corpo”, e que embora ele “tenha membros diferentes que não parecem iguais”, todos “estão unidos para formar um só corpo. Eles se completam”. A Eucaristia é “o núcleo da herança de amor que Cristo nos deu”, amor que “se prova pela forma como Jesus se sacrificou na cruz”. A Eucaristia é a herança “para sermos irmãos e irmãs que se amam”.

Para o cardeal Kambanda, “o congresso mostra a importância da Eucaristia na vida da Igreja, porque a Igreja vive da Eucaristia, e a Eucaristia dá vida à Igreja”. “Cristo morreu por nós para que possamos superar o ódio, a divisão, para que possamos ser uma família, um só corpo e amor fraternal”, afirmou.

O Congresso Eucarístico, realizado a cada 4 anos, é um encontro internacional de clérigos, religiosos e leigos para dar testemunho da presença real de Jesus na Eucaristia. O 52º Congresso Eucarístico estava agendado para setembro de 2020 em Budapeste, na Hungria, mas devido à pandemia de covid-19 foi adiado para setembro de 2021.

O cardeal disse que, nas paróquias da Ruanda, o congresso será celebrado com adorações eucarísticas e procissões onde for possível, de acordo com as medidas de distanciamento social para a COVID-19.

Originalmente publicado na ACI África.

Confira também: