A rede social Facebook pediu desculpas pelo “erro” de bloquear um anúncio publicitário da Universidade Franciscana de Steubenville ao considerá-lo muito “violento” e “sensacionalista”.

Tom Crowe, diretor de comunicações do site da universidade, indicou que a resposta do Facebook quando bloqueou o anúncio foi: “Sua imagem, vídeo ou captura não pode ter um conteúdo chocante, sensacionalista ou excessivamente violento”.

O anúncio promovia o programa de mestrado em teologia, catequese e evangelização, e usava a cruz de São Damião, um símbolo religioso do século XII associado ao Padroeiro da universidade, São Francisco de Assis.

Em 2 de abril, um porta-voz do Facebook se desculpou pelo bloqueio. Disse que, “às vezes, cometemos erros” e que “esta imagem não viola as nossas políticas de anúncios”. “Pedimos desculpas pelo erro e já dissemos ao anunciante que aprovamos o seu anúncio”, acrescentou.

Em declarações à Fox News, Tom Crowe disse que “o Facebook aprovou outros anúncios com a mesma imagem (a cruz de São Damião), o que me faz pensar que não era o algoritmo, mas um funcionário que vê muitos anúncios e tinha algo pessoal contra isso”.

Em seguida, Crowe escreveu um artigo no site da universidade intitulado “Ele foi rechaçado”. “Na cruz de São Damião vemos Jesus na glória, reinando em seu trono crucificado. É isso que os censores do Facebook consideram excessivamente violento, sensacionalista e chocante”, expressou.

Em sua opinião, o lado difícil da crucificação só enfatiza o amor de Deus por todos os homens. “Foi o amor que o manteve lá (na cruz). O amor por você e por mim, para que não sejamos eternamente condenados pelos nossos pecados, mas possamos viver para sempre com Ele e com o seu Pai Celestial”, escreveu.

Confira também: