O sacerdote Rubén Pérez Ayala, gravemente ferido na explosão de gás que ocorreu ontem, quarta-feira, 20 de janeiro, na paróquia da Virgen de la Paloma, em Madri, morreu na madrugada desta quinta-feira, 21 de janeiro, em decorrência dos ferimentos sofridos.

Segundo informou a Arquidiocese de Madri através de um comunicado, o jovem sacerdote, de 36 anos, e pertencente ao Caminho Neocatecumenal, recebeu a unção no hospital La Paz, onde estava internado, pelas mãos de seu irmão Pablo, sacerdote diocesano.

O Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro Sierra, ofereceu suas orações pelo sacerdote, por sua família e pelos demais falecidos na explosão.

“Esta noite morreu o jovem sacerdote Rubén Pérez Ayala, a quem ordenei há apenas sete meses. Agradeço por sua vida de entrega a Cristo e a sua Igreja. Rezo por sua família. Rezo também pelos outros falecidos após a explosão em La Paloma e por todos os atingidos”, foi a mensagem do Cardeal Osoro em seu perfil oficial na rede social Twitter.

 

O Papa Francisco também expressou suas condolências pelos falecidos em um telegrama enviado ontem pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, ao Cardeal Osoro: “O Santo Padre, depois de ouvir a dolorosa notícia da grave explosão ocorrida em um edifício da Calle Toledo, em Madri, deseja transmitir a Vossa Eminência, ao clero e a todos os filhos desse amado povo, a sua proximidade e afeto nestes momentos difíceis”.

No total, 4 pessoas morreram no dramático acidente ocorrido durante a manutenção da caldeira do edifício paroquial, localizado na Rua Toledo, número 98, no centro histórico da capital espanhola. O prédio ficou parcialmente destruído.

O eletricista que estava consertando a caldeira, David Santos, de 35 anos, e amigo pessoal do Pe. Rubén, também morreu na explosão. Também pertencia ao Caminho Neocatecumenal. David deixa uma viúva e quatro filhos.

Os outros dois falecidos, um jovem e uma idosa, eram pedestres que foram surpreendidos com a explosão quando caminhavam em frente ao edifício paroquial.

A arquidiocese de Madri explicou que o edifício afetado abrigava as residências dos sacerdotes, salões paroquiais e instalações da Cáritas.

Ao lado do edifício estão a casa de repouso Los Nogales, administrada pela paróquia, e o Colégio de La Salle. Em ambos os edifícios não houve vítimas ou feridos e tanto os idosos como as crianças, e os funcionários de ambas as instituições, puderam ser evacuados sem incidentes.

Pe. Pérez Ayala foi ordenado em 16 de junho de 2020 pelo cardeal Osoro, depois do período de formação no seminário Redemptoris Mater de Madri.

 

 

Naquela época, compartilhou com Infomadrid que “quando eu era mais jovem, por dentro eu estava em um combate interno muito forte; tinha muitos problemas". No entanto, “ao longo da minha vida, encontrei vários sacerdotes que me ajudaram”, e sempre “fiquei intrigado com o seu modo de vida e com a alegria que tinham”.

“Só quando percebi que Cristo estava me chamando para entregar toda a minha vida sem guardar nada para mim, pude vivê-la com alegria”, disse. Depois, assegurou que quando alguém se entrega ao Senhor e aos outros, "vive melhor".

Mais em

Em uma entrevista do falecido sacerdote ao site da Arquidiocese, declarou que “tive a experiência ao longo deste tempo de seminário de que a felicidade não está em viver tudo para si mesmo, mas em doar-se aos demais”.

A Paróquia da Virgem de la Paloma foi seu primeiro destino após a ordenação sacerdotal.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: