O santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), receberá uma relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis. A relíquia será trazida ao Brasil pelo bispo emérito de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Ruffinoni, que esteve com a mãe de Carlo, Antonia Salzano Acutis, em Milão, na Itália, no dia 19 de novembro.

Dom Ruffinoni está em viagem de férias à Itália para visitar a família e participou do lançamento do novo livro de Antonia Salzano, Il segreto di mio figlio (O segredo de meu filho em tradução livre). Na ocasião, o bispo conversou com a mãe do beato, que lhe entregou a relíquia, fios de cabelo de Carlo, com certificado de autenticidade.

“A mãe me chamou em uma sala e já trouxe a relíquia de primeiro grau, as mechas de cabelo do seu filho. A mãe me recebeu muito bem e simpatizou comigo, tanto que escreveu um autógrafo muito bonito e apoiou meu trabalho com os jovens”, contou dom Ruffinoni ao site Gaúcha ZH.

No autógrafo dado ao bispo emérito, Antonia Salzano escreveu: “A sua Excelência Dom Alessandro Ruffinoni, muito amado por Jesus, sacerdote segundo o coração de Deus, farol para os jovens e alma predileta por Deus.  Não eu, mas Deus.  Com muito carinho. Antonia Salzano Acutis”.

Dom Alessandro Ruffinoni vai trazer a relíquia do beato Carlo Acutis para o Brasil no próximo dia 12 de dezembro. Ela será levada para o Santuário de Caravaggio, onde deverá ser exposta. “Assim, os nossos peregrinos, devotos de Nossa Senhora, vão poder tocar e receber uma bênção, sobretudo os jovens, para que eles possam renovar o seu entusiasmo de viver, de devoção à eucaristia e à Nossa Senhora. É uma oportunidade também para as catequistas levarem os jovens e a todos aqueles que quiserem”, disse.

O bispo emérito de Caxias do Sul já realizou outras iniciativas a fim de promover o conhecimento e a devoção ao beato Carlo Acutis. Ele gravou uma série de vídeos com reflexões sobre o beato, publicada no canal do Youtube do Santuário de Caravaggio. Atualmente, estão disponíveis 29 vídeos.

“Apareceu um dia no meu celular o Carlo Acutis, um pouco da vida dele, o que estavam preparando, a beatificação (que aconteceu em 10 de outubro de 2020). Fiquei conquistado com a vida deste santo e fiquei pensando o que posso fazer agora que tenho um pouco de tempo para que este jovem pudesse ser conhecido pelos jovens. Então, pensei em fazer algum programa para entusiasmar a juventude, os adolescentes a imitar este jovem”, contou no primeiro vídeo da série.

O bispo emérito de Caxias do Sul destacou que Carlo Acutis “era jovem, amava a Eucaristia, amava Nossa Senhora, lia o Evangelho, ajudava os pobres, ajudava os colegas na catequese e, sobretudo, era um jovem moderno, muito bom na informática e usava a internet para evangelizar”. Para dom Ruffinoni o beato Carlo Acutis mostra que “é fácil, é possível ser um bom cristão, ser santo. Ele não fez coisas extraordinárias, mas, na sua vida ordinária, foi um adolescente extraordinário”.

Em setembro deste ano, dom Ruffinoni também organizou no Santuário de Caravaggio a exposição sobre os milagres eucarísticos idealizada pelo beato Carlo Acutis. Segundo o santuário, milhares de fiéis visitaram a mostra e puderam saber mais sobre a vida de Carlo e sobre os milagres eucarísticos.

Confira também: