Após a morte do cardeal Antonios Naguib em 28 de março, o papa Francisco enviou um telegrama ao patriarca Ibrahim Isaac Sidral, atual patriarca de Alexandria dos Coptas, Egito, no qual ele transmitiu suas condolências.

“Recordo este querido irmão que assumiu 'Veritas-Caritas' como lema de seu episcopado por causa de sua fé e zelo sacerdotal, o que o levou a prestar atenção à formação de sacerdotes e fez disso sua primeira prioridade”, disse.

Francisco também destacou "seu generoso compromisso na área do desenvolvimento e do serviço social e que o cardeal emérito chegou a fundar um grupo apostólico dedicado a servir os necessitados e os que sofrem, sendo um exemplo de bom pastor na Igreja".

O papa pediu a intercessão de Nossa Senhora para que "acolha o seu servo fiel com os anjos e os santos, na Jerusalém celeste".

O cardeal Antonios Naguib, patriarca emérito de Alexandria dos Coptas, nasceu em 18 de março de 1935. Foi criado cardeal em novembro de 2010 por Bento XVI e participou do conclave que elegeu o papa Francisco em março de 2013.

O cardeal Naguib foi o segundo de sete irmãos. Sua irmã mais velha, Marie Georgette, é atualmente superiora-geral da Congregação das Religiosas Egípcias do Sagrado Coração.

Aos 9 anos entrou no seminário menor do Cairo, Egito, e em 1955 foi enviado ao Pontifício Colégio Urbano de Propaganda Fide, tendo que voltar ao Egito em 1958 para cumprir o serviço militar.

Mais tarde, foi pároco na eparquia de Minya e, em 1962, foi enviado de volta a Roma, onde se formou em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico.

Em 26 de julho de 1977, foi eleito bispo de Minya dos Coptas, e escolheu Veritas-Caritas como seu lema episcopal. A formação dos sacerdotes foi uma de suas prioridades, por isso instituiu dias de retiros mensais e retiros espirituais anuais, além da formação permanente na qual todos os sacerdotes da Igreja Patriarcal Copta eram incentivados a participar.

Convencido da importância da instituição educacional para a convivência pacífica, abriu três escolas católicas na diocese, nas quais são aceitos estudantes cristãos e muçulmanos.

Ele também incentivou a criação de centros sociais nos bairros mais desfavorecidos da diocese e relacionados ao mundo rural, bem como um grupo de apostolado dedicado aos necessitados e sofredores, uma missão que começou com os presos e suas famílias e que depois estendeu para os surdos e mudos, cegos, meninas mães e pessoas com deficiência.

Em março de 2006 foi eleito patriarca de Alexandria dos Coptas e morreu em 28 de março de 2022.

Confira também: