Hoje a Igreja Universal recorda a figura de Santa Marta de Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira dos impossíveis, do lar, das cozinheiras, das donas de casa, faxineiras, casas de hóspedes, hoteleiros, lavadeiras e das irmãs de caridade.

É a esta Santa que o Senhor diz, como narra o Evangelho de São Lucas: “Marta, Marta, te preocupas e te agitas por muitas coisas; e poucas, ou melhor, uma só, é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

A Santa Marta é representada vestida de azul ou verde, leva uma cruz e um avental e leva à cintura umas chaves, ela está em atitude de serviço e com um dragão a seus pés.

Esta discípula de Jesus é geralmente invocada pelos fiéis para pedir seu amparo ante as coisas urgentes e difíceis, já que foi através de suas súplicas que obteve a ressurreição de seu irmão Lázaro.

A Santa que sempre mostrou sua grande aptidão de serviço. É também implorada para que ajude os fiéis a desempenharem seus deveres cristãos com diligência e responsabilidade.

Os Santos Basílio e Gregório Magno a consideram modelo evangélico das almas contemplativas.

Para conhecer melhor a vida desta santa, Virgem e amiga do Senhor Jesus, confira nosso especial sobre a vida dos santos: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=140