Uma comunidade religiosa de mulheres leigas consagradas em Connecticut (Estados Unidos) está oferecendo orações, aconselhamento e apoio aos estudantes escolares, após o recente tiroteio na escola primária Sandy Hook.

Em declarações a ACI Prensa, Florencia Silva, diretora da pastoral para jovens da Diocese de Bridgeport assinalou que “só Deus pode dar a esperança que eles (os jovens) necessitam para curar”.

Florencia foi uma das três leigas consagradas da Fraternidade Mariana da Reconciliação (FMR), a quem foi pedido comparecer à reunião de jovens de 17 de dezembro na paróquia Santa Rosa de Lima, na cidade de Newtown, junto a sacerdotes, outros leigos consagrados e conselheiros.

A reunião estava destinada a ajudar os membros da comunidade a lutar com as consequências do trágico tiroteio em sua pequena cidade.

Na manhã de 14 de dezembro, um jovem armado identificado como Adam Lanza, de 20 anos, abriu fogo contra estudantes e professores na escola primária Sandy Hook, logo depois de matar a sua mãe em sua casa.

O jovem armado matou 20 crianças e seis adultos na escola, para logo tirar-lhes a vida.

A paróquia Santa Rosa de Lima, que compreende cerca de 2,000 famílias, regularmente recebe entre 60 e 100 jovens, principalmente do ensino médio para as reuniões juvenis.

Florencia Silva disse que ela e suas irmãs religiosas procuram ajudar os adolescentes ao rezar com eles e por eles, assim como estar pressente e disponíveis se precisam conversar com alguém. Florencia indicou que um dos meninos recordou como é possível ver a presença de Deus nas heroicas e amorosas ações de uma professora protegendo uma classe cheia de alunos, durante o tiroteio. “Deus sempre está aí”, disse a religiosa.

Por sua parte, Julie Rogers, outra integrante da Fraternidade Mariana da Reconciliação, disse que ela espera mostrar aos adolescentes que sofrem que eles “não estão sozinhos”.

Rogers assegurou que Newtown é uma “comunidade muito unida”, e seus membros precisam ver que recebem apoio com amor e orações.

“Primeiro e sobre tudo, eles precisam saber que Deus está com eles. Ele não é um Deus distante. Ele está presente em seus sofrimentos”, disse.

A Santíssima Virgem Maria também está presente e “sabe o que é perder um filho”, explicou.

Adicionalmente, a leiga consagrada norte-america espera poder recordar àqueles que estão sofrendo pela tragédia que a resposta cristã é “uma resposta de esperança”, porque está centrada na Ressurreição.

A mensagem cristã é de perdão, não de vingança, acrescentou, e por isso estão rezando também por Adam Lanza.

Durante este tempo de luto, é importante reconhecer que os seres humanos não podem entender por si só esta trágica situação, remarcou Rogers.

“É tempo de voltar a procurar Deus”, disse.