Vaticano, 26 de nov de 2021 às 14:27
O papa Francisco aprovou a canonização da beata Maria de Jesus Santocanale reconhecendo a intercessão da religiosa no milagre concedido a uma mulher que sofria de miastenia gravis, tireoidite de Hashimoto e síndrome da insuficiência procriativa autoimune, doenças que a deixavam infértil. Depois de rezar à beata, a mulher teve dois filhos.
A beata Maria de Jesus Santocanale é a fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada Conceição de Lourdes. Ela nasceu em 1852 em Palermo, Itália, e morreu em 1923, em Cinisi, Itália.
Consagrou-se como terciária regular em 1887 na igreja do Colégio de Maria, na cidade de Cinisi, junto com outras três mulheres.
Com suas companheiras, começou seu apostolado em 1981, focando em visitar e servir os pobres e doentes. Mais tarde, ela também acolheu órfãos.
Com o aumento do número de religiosos, começou a redigir a regra da congregação e obteve o decreto de agregação do novo Instituto à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
No dia 13 de junho de 1910, a beata Maria de Jesus e suas irmãs vestiram o hábito capuchinho e confiaram a obra à proteção de Nossa Senhora de Lourdes. Ela morreu de um infarto em 27 de janeiro de 1923, em Cinisi. Foi beatificada em 13 de junho de 2016.
O milagre atribuído à intercessão da beata Maria de Jesus ocorreu, em 2016, em Cinisi, Monreale, Itália. Um casal, seguindo o conselho de um amigo, foram em peregrinação ao santuário da bem-aventurada Maria de Jesus e lá encontraram uma freira das Irmãs Capuchinhas da Imaculada Conceição de Lourdes e junto com ela rezaram à fundadora para que intercedesse pela esposa no cumprimento do seu desejo. Depois de receber uma relíquia ex indumentis, o casal continuou invocando a beata.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2017 nasceu o primeiro filho do casal. Seis meses depois, a mulher engravidou novamente. O segundo filho também nasceu totalmente saudável.
A invocação à beata Maria de Jesus foi única, feita por três pessoas com fé, usando uma relíquia.
A Congregação para as Causas dos Santos afirma que existe um vínculo causal entre a invocação à beata Maria de Jesus Santocanale e a recuperação espontânea e completa da fertilidade da senhora, que possibilitou duas gravidezes que foram a termo, com os nascimentos dos dois filhos.
Confira também:
Papa reconhece martírio de cinco padres fuzilados pelo regime socialista https://t.co/BWdrfCby8x
— ACI Digital (@acidigital) November 26, 2021