17 missionários protestantes e suas famílias foram sequestrados no Haiti neste sábado, 16 de outubro.

Os missionários fazem parte do Christian Aid Ministries, com sede em Ohio, Estados Unidos, e foram sequestrados quando visitavam um orfanato.

O Christian Aid Ministries, em uma atualização publicada em seu site na tarde de 17 de outubro, pediu orações por uma "resolução" da situação.

O ministério evangélico disse que o grupo inclui cinco homens, sete mulheres e cinco crianças. Quase todos os sequestrados são cidadãos americanos, e um é cidadão canadense.

“Como organização, confiamos esta situação a Deus e confiamos que Ele nos ajudará. Que o Senhor Jesus seja exaltado e muito mais pessoas conheçam Seu amor e salvação”, disse a organização.

Segundo o jornal americano The Washington Post, uma pessoa que conhece a situação disse que um dos missionários sequestrados teria conseguido enviar uma mensagem através do WhatsApp: "Por favor, rezem por nós, estamos sendo pegos como reféns, eles sequestraram nosso motorista, não sei para onde estão nos levando”.

A agência de notícias Associated Press informou que, segundo um policial local, o grupo criminoso "400 Mawozo" seria o responsável pelo sequestro. A mesma gangue esteva por trás do sequestro de padres e religiosos católicos em abril deste ano.

Em seu site, o Christian Aid Ministries afirma que serve como “um canal para amish, menonitas e outras pessoas e grupos anabatistas conservadores”, para levar ajuda àqueles que necessitam ao redor do mundo.

A organização leva ajuda a países como Haiti e Cazaquistão, ao mesmo tempo que promove o evangelismo em anúncios nos Estados Unidos, e oferece assistência a objetores de consciência em casos de recrutamento militar naquele país.

O Haiti foi atingido por desastres naturais, crises políticas e violência relacionada ao crime, bem como sequestros, nos últimos meses. Jovenel Moïse, presidente do Haiti, foi assassinado em sua casa em julho deste ano, enquanto um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o país em agosto.

Em abril, 10 padres e religiosos católicos foram sequestrados na cidade de Croix-des-Bouquets. A gangue criminosa que se autodenomina "400 Mazowo" exigiu um milhão de dólares por sua libertação.

Três dos reféns foram libertados no mesmo dia, enquanto os outros sete foram libertados após várias semanas. Não se sabe se o resgate foi pago.

Na ocasião, a arquidiocese de Porto Príncipe, na capital haitiana, alertou em um comunicado que a violência de grupos criminosos no país atingiu níveis "sem precedentes".

Confira também: