"O nosso mundo, cada vez mais interconectado, não é do mesmo modo fraterno e convivial, pelo contrário", disse o papa Francisco ontem (6), durante a audiência concedida no Vaticano à assembleia plenária do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.

Francisco disse que o Vaticano promove o diálogo inter-religioso "através da ação, do intercâmbio teológico e da experiência espiritual" e incentiva a promover "entre todos os homens uma verdadeira busca de Deus".

“Esta é a sua missão: promover com outros fiéis, de maneira fraterna e convivial, o caminho da busca de Deus; considerando as pessoas de outras religiões não de forma abstrata, mas concreta, com uma história, desejos, feridas e sonhos. Só assim poderemos construir juntos um mundo habitável para todos, em paz”, disse o papa.

Por isso, Francisco encorajou todos a "cultivarem o espírito e o estilo de convívio em suas relações com as pessoas de outras tradições religiosas", porque "precisamos muito disso hoje na Igreja e no mundo!"

Por fim, o papa lembrou que acaba de entrar em vigor a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium sobre a Cúria Romana, um documento que destaca que “a globalização e a aceleração das comunicações internacionais tornam o diálogo em geral, e o diálogo inter-religioso, em particular, uma questão crucial”.

Confira também: