"O papa Francisco declara que não há elementos suficientes para abrir uma investigação canônica pela agressão sexual do cardeal Ouellet contra a pessoa F", disse o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, num comunicado divulgado hoje (18).

Segundo a agência de notícias AFP, o cardeal Ouellet, de 78 anos, está entre os acusados ​​"em uma ação coletiva contra mais de 80 padres e leigos em Quebec", no Canadá.

Segundo a AFP, Ouellet é acusado "de ter tocado de maneira inadequada uma estagiária entre 2008 e 2010 enquanto era arcebispo de Quebec".

O cardeal Marc Ouellet, prefeito do Dicastério para os Bispos da Santa Sé, foi arcebispo de Quebec de 2003 a 2010.

O papa Francisco encomendou uma investigação preliminar sobre as denúncias de abuso sexual ao padre belga Jacques Servais, que concluiu que "não havia elementos para iniciar um processo contra o cardeal Ouellet por agressão sexual".

“Nem em seu relatório escrito enviado ao Santo Padre, nem no testemunho via Zoom que posteriormente recebi na presença de um membro do Comitê Diocesano Ad Hoc, essa pessoa não fez uma acusação que oferecesse matéria para uma investigação", disse Servais, segundo o comunicado de Matteo Bruni.

Confira também: