FATIMA, 5 de mai de 2023 às 12:20
O Caminho do Centenário, uma rota de peregrinação que liga Vila Nova de Gaia a Fátima, em Portugal, foi inaugurado ontem (3). O trajeto tem cerca de 200 quilômetros. O objetivo é reduzir a circulação de peregrinos a pé nas estradas nacionais, oferecendo alternativas por vias secundárias e rurais.
“O objetivo primordial passa pela garantia da segurança dos peregrinos, surgindo a ideia de se criar um caminho alternativo para se evitarem acidentes graves na estrada nacional 1 ou no vulgo IC 2”, disse o presidente da direção da Associação dos Caminhos de Fátima (ACF), Pedro Pimpão, durante a cerimônia de inauguração no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.
O presidente da ACF lembrou um acidente na semana passada em que uma peregrina de 61 anos morreu. “Este acidente aconteceu na estrada nacional da zona de Pombal, fora desta rota. Portanto, este Caminho do Centenário é um caminho alternativo que dá mais segurança às pessoas”, disse.
Segundo Pimpão, o caminho tem “cerca de 80% do seu trajeto fora das estradas nacionais mais movimentadas”.
O percurso passa por 14 municípios: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria, Ourém, com a chegada a Fátima.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O caminho também quer promover a “valorização territorial, patrimonial e econômica dos municípios”.
Confira também:
Jovens peregrinam a pé de Fátima a Lisboa a caminho da JMJ 2023 https://t.co/O9lZ4pufF6
— ACI Digital (@acidigital) April 28, 2023