O ano começou na Cúria Romana com um primeiro solavanco: dom Giacomo Morandi deixa o cargo de secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e torna-se bispo de Reggio Emilia-Guastala, com o título pessoal de arcebispo, no lugar de dom Massimo Camisasca, que acabou de completar a idade limite de 75 anos.  

Morandi era o segundo homem na hierarquia da congregação desde julho de 2017 e deixa o cargo poucos meses antes de completar o mandato de cinco anos, Antes havia sido subsecretário do mesmo dicastério.

Nascido em Módena em 1965, foi ordenado padre em 1990.

Continua na Congregação para a Doutrina da Fé o maltês Charles Scicluna, arcebispo de La Valletta e secretário adjunto do dicastério.

Na congregação abre-se agora oficialmente a disputa pela sucessão do prefeito, o cardeal espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer, que faz 78 anos em abril, bem acima, portanto da idade de aposentar-se, e termina seu mandato de cinco anos em julho.

O jesuíta Ladaria Ferrer foi secretário da congregação, o mesmo cargo agora deixado por Morandi, durante nove anos, antes de substituir como prefeito ao cardeal Gerhard Müller, que, em 2017, não teve seu primeiro mandato quinquenal renovado pelo papa Francisco.

Confira também: