REDAÇÃO CENTRAL, 2 de dez de 2022 às 08:56
O Brasil enfrenta hoje (20) Camarões na terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Qatar 2022. Já classificada para as oitavas, a seleção vai entrar em campo usando pela primeira vez neste mundial a camisa azul, em vez da amarela.
Embora o uniforme mais conhecido da seleção brasileira de futebol seja o da camisa amarela, o “manto canarinho”, não foi este o primeiro vencedor de uma Copa do Mundo, e sim o número 2, da camisa azul; uma história que tem estreita ligação com a Padroeira do Brasil.
Seleção brasileira campeão do mundo em 1958. pic.twitter.com/pOy8IrxyvX
— Futmais (@futtmais) 8 de fevereiro de 2018
Até a Copa de 1950, quando o Brasil perdeu a final para o Uruguai em pleno Maracanã, o uniforme da seleção era com camisas brancas, quel logo foi abandonado após aquela derrota.
Em 1953, o jornal carioca Correio da Manhã decidiu fazer um concurso para escolher o novo uniforme da seleção. O vencedor foi o modelo desenhado por Aldyr Garcia Schlle, a camisa amarelo ouro com detalhes verde, calções azuis e meias brancas.
Este uniforme vinha sendo usado até a final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. A seleção brasileira de futebol seguia em uma boa campanha no Mundial, com muitos craques no time, entre eles Pelé.
Assim, chegou à sua segunda final em uma Copa do Mundo, justamente contra os donos da casa, os suecos, que também usavam uma camisa amarela como uniforme.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Após um sorteio, ficou decidido que a seleção da Suécia jogaria com a camisa amarela e caberia ao Brasil entrar em campo com um uniforme número 2. Mas, sem um uniforme reserva na mala, a solução foi recorrer ao improviso.
Às pressas, a comissão técnica teve que comprar um lote de camisas azuis em Estocolmo e passar a noite costurando os números e os escudos nas camisas.
Havia ainda outro problema, o receio de jogar sem a “amarelinha” e reviver aquela derrota de 1950. Diante disso, entrou em ação a fé do chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho. Ele disse aos jogadores que não precisavam se preocupar, pois iriam jogar de azul, a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida.
A seleção brasileira entrou em campo com a camisa azul e venceu a Suécia por 5 a 2, conquistando pela primeira vez o título de campeã da Copa do Mundo, com as bênçãos da Mãe Aparecida.
Confira também:
Time brasileiro recebe bênção e honraria em Santiago de Compostela https://t.co/y9XVs5jPpw
— ACI Digital (@acidigital) 26 de maio de 2018