“Jogos ocultistas, seja tarô, tabuleiro Ouija, vidência, ou qualquer outro tipo de espiritismo” são uma das "causas mais frequentes pelas quais uma pessoa pode ficar possuída ou ser submetida a uma ação do maligno" disse Francisco Torres Ruiz, padre da diocese de Plasencia, Espanha, e responsável pelo ministério de exorcismo.

Em entrevista à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, padre Torres Ruiz disse “também estão chegando casos, e não poucos, de pessoas que praticaram terapias da ‘new age’, especialmente terapias de ioga, reiki, invocação de anjos etc.”

No entanto, disse o padre espanhol, “devemos ter em mente que toda ação diabólica no homem, e encontramos isso nos capítulos 1 e 2 de Jó, não deixa de ser uma permissão de Deus”.

“Deus pode permitir que o diabo aja dessa maneira mais real ou mais violenta, ou pelo menos sensível, para obter uma graça superior, uma graça que pode ser uma conversão, uma purificação da pessoa da situação em que vive”, disse.

Nesse sentido, padre Torres Ruiz destacou que "há outra causa de possessão que tem a ver mais diretamente com a permissão divina, que é a de uma pessoa que nunca praticou qualquer tipo de jogo oculto, mas que Deus permite que Satanás aja sobre elas para prová-las, santificá-las, uni-las à paixão e cooperar mais estreitamente na redenção do mundo e na salvação das almas”.

“Há muitos casos, mas para dar um exemplo penso no caso de santa Maria de Jesus Crucificado, a santa carmelita que era um modelo de virtudes, especialmente a virtude da humildade”, disse.

"E o Senhor permitiu que, no final de sua vida, durante os últimos meses ou um ano de sua vida, ela sofresse uma possessão bastante radical, muito violenta, muito forte, e que a santificou, purificou completamente e a uniu à salvação do mundo", disse ele.

Torres Ruiz também disse que "as causas podem ser múltiplas" e "nem sempre há uma causa, mas muitas vezes são uma série de consequências de portas abertas" à ação do diabo.

E diante dessas situações, disse ele, “é preciso agir e sobre elas é preciso ir libertando, é preciso ir fechando, curando e purificando”.

Confira também: