O sacerdote mexicano José Guadalupe Popoca foi assassinado na manhã de 31 de agosto no interior da igreja paroquial de são Nicolau de Bari, em Galeana, estado de Morelos, no México.

Dom Ramón Castro Castro, bispo diocesano de Cuernavaca, onde fica a paróquia são Nicolau de Bari, disse em uma mensagem de vídeo: “estamos verdadeiramente surpresos. Confiamos nas autoridades que estão realizando a investigação necessária.

O bispo mexicano pediu a Deus que o padre José Guadalupe “goze de sua paz e de sua glória”. Segundo o bispo, a comunidade precisa saber “discernir o que Deus quer dizer a todos através desse tipo de acontecimentos que a todos nos estremecem, nos fazem pensar e refletir”.

Dom Castro Castro denunciou repetidamente a crescente violência em Morelos e em todo o México, e convocou caminhadas pela paz todos os anos.

Segundo o Secretariado Executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, entre janeiro e julho de 2021 ocorreram 769 homicídios e 10 sequestros no estado de Morelos.

De acordo com o Índice de Paz México 2021, elaborado pelo Instituto para a Economia e a Paz, Morelos é o nono estado mais violento das 32 entidades federativas do país.

Confira também: